Physical disability and accessibility: an evaluation of schools in the interior of Mato Grosso do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023011

Keywords:

Physical disability, Accessibility, School inclusion

Abstract

The aim of this study was to evaluate and discuss the physical (architectural) accessibility of public schools in the municipality of Ladário - Mato Grosso do Sul, Brazil. Seven primary schools took part in the research, which used the "Protocol for assessing accessibility in elementary school" as a data collection tool. The results showed that the schools are poorly adapted to receive students with physical disabilities, since architectural barriers were found that prevent or hinder access to all school environments. Therefore, despite the legislation advocating that the school should be an accessible environment, much still needs to be done to ensure that the right to accessibility is fully realized.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Thaiane de Souza Prado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, Mato Grosso do Sul.

Barbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal.

References

ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/construindo.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 4ª. ed. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.caurn.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15-Acessibilidade-emenda-1_-03-08-2020.pdf . Acesso em: 11 dez. 2023

AUDI, Eloísa Mazzini Miranda; MANZINI, Eduardo José. Protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas do ensino fundamental: um guia para gestores e educadores. Marilia: ABPEE 2006.

BRASIL. Lei nº 7.405, de 12 de novembro de 1985. Torna obrigatória a colocação do ‘’Símbolo Internacional de Acesso” em todos os locais e serviços que permitam sua utilização por pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 12 nov. 1989. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1980-1988/l7405.htm Acesso em: 20 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 15 mai. 2023.

BRASIL. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais – deficiência física. Elaboração: SILVA, AF; CASTRO, ALB; BRANCO, MCMC. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf Acesso em: 11 dez. 2023.

BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: Brasília, DF, 06 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 10 mai. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 10 mar. 2023.

CAVALCANTE, Maria Selma de Souza. A Inclusão física numa visão de acessibilidade para pessoas com deficiência física na rede municipal de ensino de Alto Alegre/RR-Brasil. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4547/3758 Acesso em: 10dez. 2023. DOI:https://doi.org/10.17561/riai.v5.n1.1

DISCHINGER, Marta. Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2009. Disponível em: https://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/rede_urbanidade/Manual_acessibilidade_espacial_escolas.pdf Acesso em: 11 dez 2023.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: ARANTES, Valéria Morin (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 2ª Ed. São Paulo: Summus, 2006.

SILVA FILHO, Daniel Mendes da Silva; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Acessibilidade escolar como uma questão de direitos humanos. Revista Educação Especial, v.32, p. e27/ 1–19, 2019. Dísponível em: https://ppgecpan.ufms.br/files/2017/04/DISSERTA%C3%87%C3%83O-DANIEL.pdf Acesso em: 11dez.2023

SOUSA, Gracinda Cruz Machado. O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitetônica no Ensino Básico: Um Estudo de Caso: O Concelho de Guimarães. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 14, p. 198-199, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10437/1167 Acesso em: 19 out. 2020.

SOUZA, Danilo Batista De. Acessibilidade e inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/6028/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o_DaniloSouza_PPGE.pdf Acesso em: 11 dez. 2023

Published

2023-12-14

How to Cite

PRADO, T. de S.; MARTINS, B. A. Physical disability and accessibility: an evaluation of schools in the interior of Mato Grosso do Sul. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023011, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12095. Acesso em: 21 nov. 2024.