Reflexões e ações da avaliação da aprendizagem no Ceará: um breve histórico das implicações educacionais no período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022013

Palavras-chave:

Avaliação , Educação, Pandemia, Aprovação

Resumo

A avaliação da aprendizagem representa uma ação de séquito do ensino, verificar o transcurso do discente, revelar acertos e erros são informações que ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento formativo do discente. É por isso que é importante compreender como se deu esse processo durante o período de infecção humana pelo vírus (Sars-Cov-2). Perfilando as estratégias implementadas pelo Governo Federal, Governo do Ceará, Conselho Nacional de Educação e o Conselho de Educação do Ceará, foram lidos os decretos e pareceres, assim como normas afins, com a intenção de produzir um resgate histórico das implicações educacionais sobre o processo de avaliação da aprendizagem no período de março de 2020 a dezembro de 2021. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, procurou primeiro concentrar as ações na construção da teorização da avaliação educacional, vivenciadas no Brasil. Depois optou pela construção histórica da pandemia segundo sua documentação legal publicada no período, para ao final tecer as considerações finais.

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Biografia do Autor

César Mateus Lopes de Sales e Silveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professor efetivo da rede estadual do estado do Ceará, Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE), Especialista em Educação Física Escolar (UFC) e em Gestão Escolar (UFC).

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Publicado

2022-11-06

Como Citar

SILVEIRA, C. M. L. de S. e. Reflexões e ações da avaliação da aprendizagem no Ceará: um breve histórico das implicações educacionais no período pandêmico. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022013, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8563. Acesso em: 29 abr. 2024.