Monitoria da disciplina Introdução ao Laboratório de Biologia: um relato de experiência durante ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022003

Palavras-chave:

Adaptação, Descrição, Graduação, Prática

Resumo

Este trabalho teve como objetivo relatar atividades e a experiência do cotidiano da monitoria em Introdução ao Laboratório de Biologia, disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI Campus Uruçuí (PI), no contexto de aulas remotas. A estudante-monitora disponibilizou aos alunos horários e contato, que permitiu que durante o semestre letivo ela os auxiliasse com as atividades e nas aulas práticas desenvolvidas de forma remota e com materiais de fácil acesso aos alunos. Foi possível perceber que a experiência na monitoria estimulou a habilidade de comunicação e metodologia de ensino, assim como as situações cujos alunos apresentavam-se desatentos e com base de conhecimentos mal formada foram desafiadoras. Este relato é claro ao mostrar que a monitoria no ensino superior é uma atividade acadêmica com benefícios tanto para os alunos monitorados como para o estudante-monitor, além de contribuir para o debate a respeito da aplicação da monitoria remota.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vick Mariana Santos Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Uruçuí.

   

Valesca Paula Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Uruçuí. Mestre e Doutora em Ciências Marinhas Tropicais.

 

Referências

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 3 mai. 2021.

BRASIL. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Ministério da Educação, Governo Federal, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 3 mai. 2021.

COGO, Ana Luísa Petersen; ROZENO, Raquel; BONMANN, Débora Marie da Silva; AZAMBUJA, Monique Lesbick. Monitoria a distância em disciplina do curso de graduação em enfermagem: relato de experiência. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2012, São Luís. Anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Luís, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/104369/000873180.pdf?sequence=1 Acesso em: 6 ago. 2021.

CUNHA, Lorena de Sousa; COSTA, Flávio Nogueira. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/2715 Acesso em: 6 mai. 2021.

DA COSTA, Luiz Felipe Dias; PIMENTEL, João Henrique Correia; CRUZ, Maria Lencastre Pinheiro de Menezes. Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 2, n. 2, 27 jul. 2017. Disponível em: http://www.revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/561 Acesso em: 25 mai. 2021.

GALVÃO, Ana; PINHEIRO, Marco; GOMES, Maria José; ALA, Silva. Ansiedade, stress e depressão relacionados com perturbações do sono-vigília e consumo de álcool. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Bragança (Spe. 5), p.08-12, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/16982/1/nspe5a02.pdf Acesso em 21 set. 2021.

GARCIA, Silas Alberto; MIRANDA, Made Júnior; COSTA, Katianny Santana Lúcio; SOUSA, Rodrigo Pereira; SOUZA, Samuel Gomes. Possibilidades Contributivas do Ensino Desenvolvimental Para a Problemática da Falta de Atenção dos Alunos nas Aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Horizontes - Revista de Educação, Dourados-MS, v.8, n.15, p.194-208, jan/jun, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10113 Acesso em: 24 jun. 2021.

MARTINS, Mariane Denise. Educação e Tecnologia: Reflexões Incipientes dos Processos Educacionais em Tempos de Pandemia. In: XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação (SIEPEC), 2020, Rio Grande do Sul: UNIJUÍ. Anais do XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação (SIEPEC) 2020. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/view/18801 Acesso em: 20 ago. 2021.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúdes, no 2, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567 Acesso em: 3 mai. 2021.

PORTAL IFPI (2021). Instituto Federal do Piauí/Notícias. Disponível em: https://www.ifpi.edu.br/urucui/noticias. Acesso em: 02 set. 2021.

SILVA, Rosineide Nascimento; BELO, Maria Lusia Morais. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7., p. 1 – 6, 2012. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/822 Acesso em: 15 jul. 2021.

SILVA, Vinícius Gomes da. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. Bauru, 2016. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso: licenciatura em química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136634 Acesso em: 18 dez. 2021.

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; FURTADO, Maria Aparecida Silva. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 28, mai-ago 2018, p. 108-125. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/445 Acesso em: 28 jul. 2021.

Publicado

2022-01-08

Como Citar

ROCHA, V. M. S.; ROCHA, V. P. Monitoria da disciplina Introdução ao Laboratório de Biologia: um relato de experiência durante ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022003, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/7206. Acesso em: 16 abr. 2024.