Deficiência física e acessibilidade: avaliação de escolas do interior de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023011

Palavras-chave:

deficiência física, acessibilidade, inclusão escolar

Resumo

O presente estudo tem como tema a acessibilidade, de modo que objetivou-se avaliar e discutir a acessibilidade física (arquitetônica) das escolas públicas do município de Ladário – Mato Grosso do Sul. Sete escolas de nível fundamental participaram da pesquisa que utilizou o “Protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas do ensino fundamental” como instrumento de coleta de dados. Os resultados demonstraram que as escolas estão pouco adaptadas para receber estudantes com deficiência física, visto que foram encontradas barreiras arquitetônicas capazes de impedir ou dificultar o acesso a todos os ambientes das escolas, portanto, apesar de a legislação preconizar que a escola deve ser um ambiente acessível, muito ainda precisa ser feito para que o direito à acessibilidade seja plenamente efetivado.

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Biografia do Autor

Thaiane de Souza Prado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, Mato Grosso do Sul.

Barbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

PRADO, T. de S.; MARTINS, B. A. Deficiência física e acessibilidade: avaliação de escolas do interior de Mato Grosso do Sul. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023011, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12095. Acesso em: 10 maio. 2024.