Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT): vivências de um coordenador de cursos

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Sociobiografia

Resumo

A formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) é discutida por diversos pesquisadores e as experiências são pontos de partida para análise e discussão sobre a temática. O que justifica a escrita desse relato de experiência é a minha vivência enquanto coordenador de cursos em uma escola de educação profissional. Tomo como objetivo a narrativa de experiências enquanto coordenador de curso em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica em Natal/RN, ressaltando os espaços destinados à formação continuada dos professores. A revisão bibliográfica que orientou a reflexividade foi Kuenzer (2011), Moura (2008), Pimenta (1999) Machado (2011) e Tardif (2014). Metodologicamente, procedo ao referencial teórico da sociobiografia, a partir de abordagem qualitativa de pesquisa inspirada em Ferreira (2014). A escrita deste artigo é relevante, pois, ao narrar minha experiência em escolas da educação profissional, destacadamente sobre como ocorre a formação dos professores para esse campo, conecto-me com o rico fluxo de autoformação que provoca o amadurecimento na direção das profissionalidades e do profissionalismo necessários ao desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Francisco Souza das Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mstd. no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (IFRN). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Pós - Graduado em Metodologia no Ensino da Física e Matemática (UNINTER) e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP).

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado na Universidade do Minho em Portugal. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela UFRN. Pedagoga, Psicopedagoga e Jornalista pela UFRN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

Referências

FERREIRA, Adir Luiz. Entre flores e muros: narrativas e vivências escolares. Porto Alegre: Sulina, 2006. 262p.

FERREIRA, Adir Luiz. Havia uma sociologia no meio da escola. Natal: Editora da UFRN, 2004. 226 p.

FERREIRA, Adir Luiz. Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente. Revista Educação em Questão, Natal, v. 48, n. 34, p. 116-140, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5732/4560. Acesso em: 01 fevereiro 2022.

KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.667-688. ISSN 1678-4626.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. 2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

MACHADO, Lucilia Regina de SOUZA. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.689-704. ISSN 1678-4626.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado

2022-03-07

Como Citar

Chagas, E. F. S. das ., & Tavares, A. M. B. do N. (2022). Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT): vivências de um coordenador de cursos. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7149

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)