Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT): vivências de um coordenador de cursos
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, SociobiografiaResumo
A formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) é discutida por diversos pesquisadores e as experiências são pontos de partida para análise e discussão sobre a temática. O que justifica a escrita desse relato de experiência é a minha vivência enquanto coordenador de cursos em uma escola de educação profissional. Tomo como objetivo a narrativa de experiências enquanto coordenador de curso em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica em Natal/RN, ressaltando os espaços destinados à formação continuada dos professores. A revisão bibliográfica que orientou a reflexividade foi Kuenzer (2011), Moura (2008), Pimenta (1999) Machado (2011) e Tardif (2014). Metodologicamente, procedo ao referencial teórico da sociobiografia, a partir de abordagem qualitativa de pesquisa inspirada em Ferreira (2014). A escrita deste artigo é relevante, pois, ao narrar minha experiência em escolas da educação profissional, destacadamente sobre como ocorre a formação dos professores para esse campo, conecto-me com o rico fluxo de autoformação que provoca o amadurecimento na direção das profissionalidades e do profissionalismo necessários ao desenvolvimento profissional docente.
Downloads
Referências
FERREIRA, Adir Luiz. Entre flores e muros: narrativas e vivências escolares. Porto Alegre: Sulina, 2006. 262p.
FERREIRA, Adir Luiz. Havia uma sociologia no meio da escola. Natal: Editora da UFRN, 2004. 226 p.
FERREIRA, Adir Luiz. Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente. Revista Educação em Questão, Natal, v. 48, n. 34, p. 116-140, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5732/4560. Acesso em: 01 fevereiro 2022.
KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.667-688. ISSN 1678-4626.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. 2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
MACHADO, Lucilia Regina de SOUZA. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.689-704. ISSN 1678-4626.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Francisco Souza das Chagas, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.