Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT): vivências de um coordenador de cursos
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, SociobiografiaResumo
A formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) é discutida por diversos pesquisadores e as experiências são pontos de partida para análise e discussão sobre a temática. O que justifica a escrita desse relato de experiência é a minha vivência enquanto coordenador de cursos em uma escola de educação profissional. Tomo como objetivo a narrativa de experiências enquanto coordenador de curso em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica em Natal/RN, ressaltando os espaços destinados à formação continuada dos professores. A revisão bibliográfica que orientou a reflexividade foi Kuenzer (2011), Moura (2008), Pimenta (1999) Machado (2011) e Tardif (2014). Metodologicamente, procedo ao referencial teórico da sociobiografia, a partir de abordagem qualitativa de pesquisa inspirada em Ferreira (2014). A escrita deste artigo é relevante, pois, ao narrar minha experiência em escolas da educação profissional, destacadamente sobre como ocorre a formação dos professores para esse campo, conecto-me com o rico fluxo de autoformação que provoca o amadurecimento na direção das profissionalidades e do profissionalismo necessários ao desenvolvimento profissional docente.
Downloads
Referências
FERREIRA, Adir Luiz. Entre flores e muros: narrativas e vivências escolares. Porto Alegre: Sulina, 2006. 262p.
FERREIRA, Adir Luiz. Havia uma sociologia no meio da escola. Natal: Editora da UFRN, 2004. 226 p.
FERREIRA, Adir Luiz. Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente. Revista Educação em Questão, Natal, v. 48, n. 34, p. 116-140, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5732/4560. Acesso em: 01 fevereiro 2022.
KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.667-688. ISSN 1678-4626.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. 2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
MACHADO, Lucilia Regina de SOUZA. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp.689-704. ISSN 1678-4626.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Francisco Souza das Chagas, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.