Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT): vivências de um coordenador de cursos

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Sociobiografia

Resumo

A formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) é discutida por diversos pesquisadores e as experiências são pontos de partida para análise e discussão sobre a temática. O que justifica a escrita desse relato de experiência é a minha vivência enquanto coordenador de cursos em uma escola de educação profissional. Tomo como objetivo a narrativa de experiências enquanto coordenador de curso em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica em Natal/RN, ressaltando os espaços destinados à formação continuada dos professores. A revisão bibliográfica que orientou a reflexividade foi Kuenzer (2011), Moura (2008), Pimenta (1999) Machado (2011) e Tardif (2014). Metodologicamente, procedo ao referencial teórico da sociobiografia, a partir de abordagem qualitativa de pesquisa inspirada em Ferreira (2014). A escrita deste artigo é relevante, pois, ao narrar minha experiência em escolas da educação profissional, destacadamente sobre como ocorre a formação dos professores para esse campo, conecto-me com o rico fluxo de autoformação que provoca o amadurecimento na direção das profissionalidades e do profissionalismo necessários ao desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Eduardo Francisco Souza das Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mstd. no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (IFRN). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Pós - Graduado em Metodologia no Ensino da Física e Matemática (UNINTER) e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP).

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado na Universidade do Minho em Portugal. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela UFRN. Pedagoga, Psicopedagoga e Jornalista pela UFRN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

Referências

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TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado

2022-03-07

Como Citar

Chagas, E. F. S. das ., & Tavares, A. M. B. do N. (2022). Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT): vivências de um coordenador de cursos. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7149

Edição

Seção

Relato de experiência