Formação docente numa perspectiva decolonial: o encontro com uma pesquisa de mestrado
Palavras-chave:
Formação docente, Pedagogia decolonial, Pós-graduação em EducaçãoResumo
Estamos cientes que o currículo engloba diferentes perspectivas formativas que imbricam relações de poder e de saber. Este artigo tem como objetivo, produzido em 2022, apresentar uma trajetória de formação docente em pedagogia numa perspectiva decolonial e o encontro com um objeto de estudo de uma pesquisa de mestrado, no qual o foco é diversidade cultural na formação docente. Metodologicamente, de abordagem qualitativa (YIN, 2016), sistematiza uma revisão bibliográfica sobre o assunto, e tem o Relato de Experiência (RE) (FREITAS MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021) como método de pesquisa. Para tanto, discutimos a relação entre colonialidade, educação e formação docente. E em seguida, apresentamos a experiência do encontro com o objeto de estudo hoje investigado no mestrado acadêmico em educação da Universidade Estadual do Ceará. Concluímos que, a diversidade cultural é um tema caro à educação, visto a pluralidade que constitui nossa sociedade em raça, gênero e classe, e isso reflete nas nossas práticas sociais e educacionais.
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