Formação docente numa perspectiva decolonial: o encontro com uma pesquisa de mestrado

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia decolonial, Pós-graduação em Educação

Resumo

Estamos cientes que o currículo engloba diferentes perspectivas formativas que imbricam relações de poder e de saber. Este artigo tem como objetivo, produzido em 2022, apresentar uma trajetória de formação docente em pedagogia numa perspectiva decolonial e o encontro com um objeto de estudo de uma pesquisa de mestrado, no qual o foco é diversidade cultural na formação docente. Metodologicamente, de abordagem qualitativa (YIN, 2016), sistematiza uma revisão bibliográfica sobre o assunto, e tem o Relato de Experiência (RE) (FREITAS MUSSI; FLORES; ALMEIDA, 2021) como método de pesquisa. Para tanto, discutimos a relação entre colonialidade, educação e formação docente. E em seguida, apresentamos a experiência do encontro com o objeto de estudo hoje investigado no mestrado acadêmico em educação da Universidade Estadual do Ceará. Concluímos que, a diversidade cultural é um tema caro à educação, visto a pluralidade que constitui nossa sociedade em raça, gênero e classe, e isso reflete nas nossas práticas sociais e educacionais.

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Biografia do Autor

Tiago Morais de Freitas, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Bacharel em Humanidades pela UNILAB. Licenciado em Pedagogia pela UNILAB. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (EDUCAS/UNILAB).

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Setor de Metodologia e Pesquisa em Educação da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Freitas, T. M. de, & Castro, F. M. F. M. . (2022). Formação docente numa perspectiva decolonial: o encontro com uma pesquisa de mestrado. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9122

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