Educação do Campo: resistência frente às propostas neoliberais
Palavras-chave:
Educação do Campo, Neoliberalismo, História, MobilizaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo propor reflexões acerca do avanço das políticas neoliberais sobre as políticas públicas no Brasil, em especial, as que dizem respeito aos sistemas educacionais e a Educação do Campo. Os organismos de natureza neoliberal, como o FMI e o Banco Mundial, desde sua origem propõem uma limitação da atuação do Estado na prestação de suas obrigações à sociedade, sendo esta substituída por instituições privadas, entretanto, esta concepção, ao longo da história, promove o desmonte, a precarização dos serviços sociais, além de ampliar as desigualdades. Trata-se de uma apresentação de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com reflexões que contemplem os desafios e estratégias de luta na atualidade, para manutenção das políticas públicas de educação do campo, historicamente conquistadas. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, acervos bibliográficos, portarias e decretos acerca das interfaces entre as políticas públicas de educação do campo e movimentos sociais. Paradoxalmente, os diversos movimentos sociais, resistem a essa escalada do capital e os sistemas educacionais, em seus diferentes níveis, permanecem resistindo às investidas promovidas pelo neoliberalismo.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo: Coleção Por uma Educação Básica do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, n° 2, 1999.
BARBOSA, Francisco Benedito da Costa. Formação da Sociedade Rural e seus Reflexos no Desenvolvimento do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Aplicada em Desenvolvimento Econômico Sustentável – IPADES, 2011.
BICALHO, Ramofly; SILVA, M. A. Políticas públicas em educação do campo: PRONERA, PROCAMPO e PRONACAMPO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016.
BICALHO, Ramofly. Histórico da Educação do Campo no Brasil. In: II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: UFSC, volume 1, p. 1-14, 2011.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégia do capital para educar o consenso. São Paulo: Ed. Xamã, 2005.
OLIVEIRA, S. M. S. de .; SILVA, C. D. M. da .; BENIGNO, G. G. F. . Privatizar é preciso: o ataque neoliberal à educação pública brasileira. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6662. Acesso em: 26 out. 2022.
RICARDO, Henriques et al. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: Ministério da Educação. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clodoaldo Ferreira de Oliveira, Eduardo Jordan da Silva Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.