Educação do Campo: resistência frente às propostas neoliberais
Palavras-chave:
Educação do Campo, Neoliberalismo, História, MobilizaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo propor reflexões acerca do avanço das políticas neoliberais sobre as políticas públicas no Brasil, em especial, as que dizem respeito aos sistemas educacionais e a Educação do Campo. Os organismos de natureza neoliberal, como o FMI e o Banco Mundial, desde sua origem propõem uma limitação da atuação do Estado na prestação de suas obrigações à sociedade, sendo esta substituída por instituições privadas, entretanto, esta concepção, ao longo da história, promove o desmonte, a precarização dos serviços sociais, além de ampliar as desigualdades. Trata-se de uma apresentação de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com reflexões que contemplem os desafios e estratégias de luta na atualidade, para manutenção das políticas públicas de educação do campo, historicamente conquistadas. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, acervos bibliográficos, portarias e decretos acerca das interfaces entre as políticas públicas de educação do campo e movimentos sociais. Paradoxalmente, os diversos movimentos sociais, resistem a essa escalada do capital e os sistemas educacionais, em seus diferentes níveis, permanecem resistindo às investidas promovidas pelo neoliberalismo.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo: Coleção Por uma Educação Básica do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, n° 2, 1999.
BARBOSA, Francisco Benedito da Costa. Formação da Sociedade Rural e seus Reflexos no Desenvolvimento do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Aplicada em Desenvolvimento Econômico Sustentável – IPADES, 2011.
BICALHO, Ramofly; SILVA, M. A. Políticas públicas em educação do campo: PRONERA, PROCAMPO e PRONACAMPO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016.
BICALHO, Ramofly. Histórico da Educação do Campo no Brasil. In: II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: UFSC, volume 1, p. 1-14, 2011.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégia do capital para educar o consenso. São Paulo: Ed. Xamã, 2005.
OLIVEIRA, S. M. S. de .; SILVA, C. D. M. da .; BENIGNO, G. G. F. . Privatizar é preciso: o ataque neoliberal à educação pública brasileira. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6662. Acesso em: 26 out. 2022.
RICARDO, Henriques et al. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: Ministério da Educação. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clodoaldo Ferreira de Oliveira, Eduardo Jordan da Silva Aguiar
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.