Educação do Campo: resistência frente às propostas neoliberais

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Palavras-chave:

Educação do Campo, Neoliberalismo, História, Mobilização

Resumo

Este artigo tem o objetivo propor reflexões acerca do avanço das políticas neoliberais sobre as políticas públicas no Brasil, em especial, as que dizem respeito aos sistemas educacionais e a Educação do Campo. Os organismos de natureza neoliberal, como o FMI e o Banco Mundial, desde sua origem propõem uma limitação da atuação do Estado na prestação de suas obrigações à sociedade, sendo esta substituída por instituições privadas, entretanto, esta concepção, ao longo da história, promove o desmonte, a precarização dos serviços sociais, além de ampliar as desigualdades. Trata-se de uma apresentação de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com reflexões que contemplem os desafios e estratégias de luta na atualidade, para manutenção das políticas públicas de educação do campo, historicamente conquistadas. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, acervos bibliográficos, portarias e decretos acerca das interfaces entre as políticas públicas de educação do campo e movimentos sociais.  Paradoxalmente, os diversos movimentos sociais, resistem a essa escalada do capital e os sistemas educacionais, em seus diferentes níveis, permanecem resistindo às investidas promovidas pelo neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Clodoaldo Ferreira de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo PPGEDUC da UFRRJ; Ms. em Educação pelo PPGEA da UFRRJ; Esp. em História do Brasil pela UFF e Licenciado em História pela Faculdade Simonsen. Professor na SME – RJ e na SEEDUC – RJ.

Eduardo Jordan da Silva Aguiar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo PPGEDUC da UFRRJ; Ms. em Educação pelo PPGEA da UFRRJ; Esp. em Docência no Ensino de História pela UNIBF e Licenciado em História UFRRJ. Professor na SME de Araruama e Agente de Apoio à Educação Especial na Prefeitura do RJ.

Referências

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Oliveira, C. F. de ., & Aguiar, E. J. da S. . (2022). Educação do Campo: resistência frente às propostas neoliberais. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9004

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