Ditadura Militar e o Instituto de Educação Rangel Pestana

Autores

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Baixada Fluminense, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo ressaltar os desdobramentos do aparato repressivo da Ditadura Militar no Instituto Rangel Pestana localizado na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Isto posto, propor reflexões acerca da ligação da educação brasileira com a expansão capitalista neoliberal no contexto da Ditadura Militar, em especial o Instituto de educação em questão. Nova Iguaçu foi uma região que sofreu intensa instabilidade política durante os Anos de Chumbo, tendo cerca de 15 prefeitos de 1964 a 1985. Analisar o Instituto de Educação Rangel Pestana é buscar compreender como tal instabilidade política e os aparatos repressivos da Ditadura foram percebidos em regiões longe dos grandes centros urbanos. Para tanto, dialogaremos com Daniel Batista, Lidiane Lobo, Olga Paiva que são autores que pesquisam sobre a Baixada Fluminense. Outrossim, com Aparecida Santos e Lúcia Neves para destacar os avanços e ligações do Capital no sistema educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Jordan da Silva Aguiar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo PPGEDUC da UFRRJ; Ms. em Educação pelo PPGEA da UFRRJ; Esp. em Docência no Ensino de História pela UNIBF e Licenciado em História UFRRJ. Professor na SME de Araruama e Agente de Apoio à Educação Especial na Prefeitura do RJ.

Clodoaldo Ferreira de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo PPGEDUC da UFRRJ; Ms. em Educação pelo PPGEA da UFRRJ; Esp. em História do Brasil pela UFF e Licenciado em História pela Faculdade Simonsen. Professor na SME – RJ e na SEEDUC – RJ.

Referências

ALVES, José Cláudio Souza. Dos barões ao extermínio: uma história de violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias: APPH-CLIO, 2003.

BATISTA, Allofs Daniel. Da Laranja ao Golpe: Nova Iguaçu e a instabilidade política durante os primeiros anos do Regime civil-militar. Monografia UFRRJ, RJ. 2011.

BORGES, Nilson. A doutrina de Segurança Nacional e os governos militares. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia (orgs.). O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

LOBO, Lidiane Barros. “Quem manda na escola pública?” Os projetos

educacionais em disputa no município de Nova Iguaçu – RJ entre 1964 e 1988.

130p. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio

de Janeiro, (UERJ), Duque de Caxias, 2019.

PAIVA, Olga Marinho. O Curso Normal Do Instituto de Educação Rangel Pestana (1966-2011): Espaço de Memória e Tradição na formação de Professores em Nova Iguaçu. 2012. 137p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NEVES, Lúcia. A Nova Pedagogia da Hegemonia. RJ, Editora Xamã, 2005.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira, História da Educação no Brasil. Petrópolis:Vozes, 2010.

SANTOS, Aparecida Tiradentes dos. Pedagogia do Mercado: Neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. R, Ed. Ibis Libris,2012.

Publicado

2022-11-04

Como Citar

Aguiar, E. J. da S. ., & Oliveira, C. F. de . (2022). Ditadura Militar e o Instituto de Educação Rangel Pestana. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9007

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)