Notas sobre o papel da CADES no Ceará 1950 – 1960

Autores

Palavras-chave:

CADES, Formação de professores, História da Educação

Resumo

O presente artigo estuda o papel da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), no Estado do Ceará nos anos 1950-1960, criada com base no Decreto nº 34.638, de 14 de novembro de 1953, durante o governo do presidente Getúlio Vargas (1951-1954). Esta Campanha promoveu cursos e estágios de especialização e aperfeiçoamento, para professores do ensino secundário, bem como ações formativas direcionadas à equipe de gestão das escolas. Organizou e publicou, também, trabalhos abordando experiências e temas pedagógicos referentes ao ensino secundário. Considerando a existência de trabalhos na História da Educação que abordam o papel da CADES, em nível nacional e local, há ainda um número pequeno de pesquisas sobre a temática. Esse artigo objetivou fazer uma pesquisa exploratória buscando dados sobre o papel da CADES no Ceará, pontuando a essencialidade da História Oral, como referência metodológica para o desenvolvimento de novos estudos sobre a História da Educação.

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Biografia do Autor

Isabel Gadelha Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista do Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC.

Tania Maria Rodrigues Lopes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação Pedagogia URCA (1990); Mestrado em Educação UECE (2009); Doutorado em Educação Brasileira UFC (2015); Pós-Doutorado em Educação UFPB (2016/2017). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará/Coord. Pedagogia UAB/UECE.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Silva, I. G. ., & Lopes, T. M. R. . (2022). Notas sobre o papel da CADES no Ceará 1950 – 1960. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8868