Pibid e PRP: práticas docentes no ensino de História, Fafidam/Uece

Autores

Palavras-chave:

Pibid, Residência, Ensino, História

Resumo

O presente artigo objetiva discutir interações e diálogos das práticas de ensino entre o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), PIRP (Programa Institucional Residência Pedagógica) e o conjunto de disciplinas de ensino de História no curso de História da FAFIDAM/UECE. As análises se fazem através do método comparativo envolvendo as perspectivas teóricas e metodológicas dos programas e das disciplinas. Os programas visam proporcionar aos discentes aproximações com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, o mais cedo possível das suas trajetórias acadêmicas. As disciplinas têm como propostas em comum analisar os diferentes aspectos que compõem a ação docente como uma prática profissional fundamentada em saberes historicamente construídos, e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem em História.  As estratégias de ensino dos projetos e das disciplinas se encontram, interagem e dialogam com as reflexões e objetivos traçados nas concepções de uma formação no seu fio condutor: pesquisa e ensino, teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivaneide Barbosa Ulisses, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e Subcoordenadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de História-fafidam(2020/22).

Elisgardênia de Oliveira Chaves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em História pela UFC. Doutora em História pela UFMG.

Referências

BEZERRA, Holien Gonçalves. Conceitos Básicos. Ensino de História: Conteúdos e conceitos Básicos. IN: História na sala de aula. Conceitos, práticas e propostas. (org) KARNAL, Leandro. São Paulo: editora Contexto, p37, 2004.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2 º Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

HERMETO, M. Canção popular brasileira e Ensino de História: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Práticas Docentes 2).

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

SEFFNER, Fernando. “Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do Ensino de História”. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011;

CARDOSO, Oldimar. “Para uma definição de Didática da História”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, nº 55, p. 153-170 – 2008.

WANDERLEY, Sonia. Narrativas contemporâneas de história e didática da história escolar. In: MAUAD, Ana Maria, ALMEIDA, Juniele Rabêlo de, e SANTIAGO, Ricardo (Orgs) História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

CHAVES, Cintya. CHAVES e Elisgardênia de O. “Docências no ensino superior: experiências e interações em didática, metodologia e estágio no ensino de história” In: Docências na Educação Superior: experiências, diálogos e interações. 1ª ed.Curitiba: Appris, 2021, v.01, p. 45-58.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Disponível em: www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/download/10542/7012. Acesso em: 08 out. 2022.

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em História da UECE/FAFDIAM. Uece, 2013.

Projeto PIBID do Curso de Licenciatura Plena em História da UECE/FAFDIAM. Uece, 2020.

Projeto Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura Plena em História da UECE/FAFDIAM. Uece, 2020.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Ulisses, I. B. ., & Chaves, E. de O. . (2022). Pibid e PRP: práticas docentes no ensino de História, Fafidam/Uece. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8816