Pibid e PRP: práticas docentes no ensino de História, Fafidam/Uece
Palavras-chave:
Pibid, Residência, Ensino, HistóriaResumo
O presente artigo objetiva discutir interações e diálogos das práticas de ensino entre o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), PIRP (Programa Institucional Residência Pedagógica) e o conjunto de disciplinas de ensino de História no curso de História da FAFIDAM/UECE. As análises se fazem através do método comparativo envolvendo as perspectivas teóricas e metodológicas dos programas e das disciplinas. Os programas visam proporcionar aos discentes aproximações com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, o mais cedo possível das suas trajetórias acadêmicas. As disciplinas têm como propostas em comum analisar os diferentes aspectos que compõem a ação docente como uma prática profissional fundamentada em saberes historicamente construídos, e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem em História. As estratégias de ensino dos projetos e das disciplinas se encontram, interagem e dialogam com as reflexões e objetivos traçados nas concepções de uma formação no seu fio condutor: pesquisa e ensino, teoria e prática.
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