Ensinando história através da memória: multiculturalismo e método histórico

Autores

Palavras-chave:

Multicultural, Metodologia, Contexto social, Memórias

Resumo

Ao se analisar a sociedade contemporânea, torna-se nítido que esta passa por inúmeras mudanças, como uma mais intensa e estruturada luta por reconhecimento e equidade por parte de grupos sociais historicamente excluídos, evidenciando nossa realidade multicultural. Nessa conjuntura, os professores de história devem buscar novas metodologias, haja vista que atualmente essa disciplina é tida como tediosa e irrelevante por porcentagem significativa dos estudantes. Tendo em conta o distanciamento de seus conteúdos do contexto social dos discentes, ao adotar metodologias e ferramentas tradicionais. Assim, esse trabalho objetiva apontar meios para revalorizar a história através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, de cunho conceitual.  Como fonte, utilizamos trabalhos que tematizam novas metodologias para o ensino de história que a aproxima à realidade social vivida. Pudemos demonstrar que apresentar os conteúdos históricos a partir das inquietações e memórias pessoais dos estudantes tende a os aproximar da disciplina e a fomentar o pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ithalo de Souza Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará; Faculdade de Educação de Crateús UECE/FAEC. Experiência em atividades de monitoria na disciplina de Introdução aos Estudos Históricos. Bolsista em Iniciação Científica pela UECE.

Rafael Britto de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Psicologia (UNIFOR), Pedagogia (UECE) e Filosofia (UNINTER), Mestre em Psicologia (UFC) e Filosofia (UECE), com doutorado em Educação (UFC). Professor Assistente da UECE-FAEC.

Referências

BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (Org.). História em sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 37-48.

BITTENCOURT, Circe Maria. Conteúdos históricos: como selecionar? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BORGES, Vavy Pacheco. O Que é História? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

GUIMARÕES, Selva. Didática e prática de ensino de história. 8 ed. Campinas-SP: Papirus, 2003.

HORN, Geraldo Balduíno. GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

REIS, José Carlos. A Escola Metódica, dita “Positivista”. In: REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a Ciência. São Paulo: Contexto, 2011.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, Marcos e FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

SOUSA, Manoel Alves. O ensino de história: alguns questionamentos: dialogando com meus colegas professores. In: SOUSA, Manoel Alves. Manual do professor. Fortaleza: ED IMEPH, 2004, p. 1-13.

VIEIRA, Maria do Pilar; PEIXOTO, Maria do Rosário; KHOURY, Yara. Os passos da pesquisa. In: A pesquisa em História. 4 ed. São Paulo: Editora Ática, 1989, p. 29-64.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Costa, M. I. de S. ., & Souza, R. B. de . (2022). Ensinando história através da memória: multiculturalismo e método histórico. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8776