Ensinando história através da memória: multiculturalismo e método histórico
Palavras-chave:
Multicultural, Metodologia, Contexto social, MemóriasResumo
Ao se analisar a sociedade contemporânea, torna-se nítido que esta passa por inúmeras mudanças, como uma mais intensa e estruturada luta por reconhecimento e equidade por parte de grupos sociais historicamente excluídos, evidenciando nossa realidade multicultural. Nessa conjuntura, os professores de história devem buscar novas metodologias, haja vista que atualmente essa disciplina é tida como tediosa e irrelevante por porcentagem significativa dos estudantes. Tendo em conta o distanciamento de seus conteúdos do contexto social dos discentes, ao adotar metodologias e ferramentas tradicionais. Assim, esse trabalho objetiva apontar meios para revalorizar a história através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, de cunho conceitual. Como fonte, utilizamos trabalhos que tematizam novas metodologias para o ensino de história que a aproxima à realidade social vivida. Pudemos demonstrar que apresentar os conteúdos históricos a partir das inquietações e memórias pessoais dos estudantes tende a os aproximar da disciplina e a fomentar o pensamento crítico.
Downloads
Referências
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (Org.). História em sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 37-48.
BITTENCOURT, Circe Maria. Conteúdos históricos: como selecionar? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BORGES, Vavy Pacheco. O Que é História? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
GUIMARÕES, Selva. Didática e prática de ensino de história. 8 ed. Campinas-SP: Papirus, 2003.
HORN, Geraldo Balduíno. GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
REIS, José Carlos. A Escola Metódica, dita “Positivista”. In: REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a Ciência. São Paulo: Contexto, 2011.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
SILVA, Marcos e FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SOUSA, Manoel Alves. O ensino de história: alguns questionamentos: dialogando com meus colegas professores. In: SOUSA, Manoel Alves. Manual do professor. Fortaleza: ED IMEPH, 2004, p. 1-13.
VIEIRA, Maria do Pilar; PEIXOTO, Maria do Rosário; KHOURY, Yara. Os passos da pesquisa. In: A pesquisa em História. 4 ed. São Paulo: Editora Ática, 1989, p. 29-64.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Ithalo de Souza Costa, Rafael Britto de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.