Ensinando história através da memória: multiculturalismo e método histórico
Palavras-chave:
Multicultural, Metodologia, Contexto social, MemóriasResumo
Ao se analisar a sociedade contemporânea, torna-se nítido que esta passa por inúmeras mudanças, como uma mais intensa e estruturada luta por reconhecimento e equidade por parte de grupos sociais historicamente excluídos, evidenciando nossa realidade multicultural. Nessa conjuntura, os professores de história devem buscar novas metodologias, haja vista que atualmente essa disciplina é tida como tediosa e irrelevante por porcentagem significativa dos estudantes. Tendo em conta o distanciamento de seus conteúdos do contexto social dos discentes, ao adotar metodologias e ferramentas tradicionais. Assim, esse trabalho objetiva apontar meios para revalorizar a história através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, de cunho conceitual. Como fonte, utilizamos trabalhos que tematizam novas metodologias para o ensino de história que a aproxima à realidade social vivida. Pudemos demonstrar que apresentar os conteúdos históricos a partir das inquietações e memórias pessoais dos estudantes tende a os aproximar da disciplina e a fomentar o pensamento crítico.
Downloads
Referências
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (Org.). História em sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004, p. 37-48.
BITTENCOURT, Circe Maria. Conteúdos históricos: como selecionar? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BORGES, Vavy Pacheco. O Que é História? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
GUIMARÕES, Selva. Didática e prática de ensino de história. 8 ed. Campinas-SP: Papirus, 2003.
HORN, Geraldo Balduíno. GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
REIS, José Carlos. A Escola Metódica, dita “Positivista”. In: REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a Ciência. São Paulo: Contexto, 2011.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
SILVA, Marcos e FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SOUSA, Manoel Alves. O ensino de história: alguns questionamentos: dialogando com meus colegas professores. In: SOUSA, Manoel Alves. Manual do professor. Fortaleza: ED IMEPH, 2004, p. 1-13.
VIEIRA, Maria do Pilar; PEIXOTO, Maria do Rosário; KHOURY, Yara. Os passos da pesquisa. In: A pesquisa em História. 4 ed. São Paulo: Editora Ática, 1989, p. 29-64.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Ithalo de Souza Costa, Rafael Britto de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.