O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo
Palavras-chave:
Educação, Software livre, TecnologiasResumo
Este artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica.
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