O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo

Autores

Palavras-chave:

Educação, Software livre, Tecnologias

Resumo

Este artigo analisa as contribuições de um programa formativo sobre a utilização de software educativo livre no ensino de Geometria, para a aprendizagem e a prática docente de 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando à escola selecionada uma investigação participativa e integradora. Os procedimentos metodológicos desta investigação evidenciam a opção pelo método com abordagem qualitativa. Na análise de dados, foi possível observar as estratégias usadas pelas professoras ao empregar o Dr. Geo em sua prática pedagógica. Os resultados evidenciam que a utilização do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentação dos conteúdos sobre Geometria, como também proporciona novas formas do aluno pensar, pela mediação das professoras. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu para a ampliação do conhecimento das professoras envolvidas no trabalho, colaborou para que elas entendessem o porquê e como integrar software educativo em sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Karla Angelica Silva do Nascimento, Unichristus

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

Nascimento, K. A. S. do. (2021). O software educativo livre e o ensino de geometria: união que deu certo. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8684