A relação família e escola: gestão democrática durante a pandemia

Autores

Palavras-chave:

Gestão Democrática., Participação., Pandemia.

Resumo

Este trabalho busca analisar se a participação familiar nas decisões escolares é algo que acontece nos dias atuais em meio ao retorno das aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, e para sua realização utilizou-se de um questionário (6 questões), com perguntas abertas e fechadas, realizado por meio do Google Forms no qual obtivemos 11 respostas dos participantes (sendo 6 homens e 5 mulheres, de idades entre 14 e 50 anos, variando entre pais, alunos, professores e demais pessoas do núcleo escolar). Utilizamos como embasamento autores como Gandin (1994), Lück (2013), Vasconcelos (1995), Kaloustian (1998), além de Drabach; Souza (2014). Durante a pesquisa, foi possível perceber que a gestão democrática ainda não é tão recorrente quanto deveria, a falta de participação dos pais e demais pessoas da comunidade prejudica o seu andamento. Acreditamos que para que essa situação mude, é necessário que os gestores e os demais modifiquem o seu comportamento e comecem a trabalhar juntos, de forma ativa.

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Biografia do Autor

Aline dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Graduação em Licenciatura em Pedagogia.

Leonardo Martins, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Estudante de Licenciatura em Pedagogia, bolsista  do Programa de Educação Tutorial Institucional da FECLESC (PET).

Ravyla Queiroz, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Universidade Estadual do Ceará. Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Curso de Pedagogia. Graduação em Pedagogia (UECE)

Referências

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Pereira, A. dos S. ., Martins, L., & Queiroz, R. (2022). A relação família e escola: gestão democrática durante a pandemia. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8523

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