A relação família e escola: gestão democrática durante a pandemia
Palavras-chave:
Gestão Democrática., Participação., Pandemia.Resumo
Este trabalho busca analisar se a participação familiar nas decisões escolares é algo que acontece nos dias atuais em meio ao retorno das aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, e para sua realização utilizou-se de um questionário (6 questões), com perguntas abertas e fechadas, realizado por meio do Google Forms no qual obtivemos 11 respostas dos participantes (sendo 6 homens e 5 mulheres, de idades entre 14 e 50 anos, variando entre pais, alunos, professores e demais pessoas do núcleo escolar). Utilizamos como embasamento autores como Gandin (1994), Lück (2013), Vasconcelos (1995), Kaloustian (1998), além de Drabach; Souza (2014). Durante a pesquisa, foi possível perceber que a gestão democrática ainda não é tão recorrente quanto deveria, a falta de participação dos pais e demais pessoas da comunidade prejudica o seu andamento. Acreditamos que para que essa situação mude, é necessário que os gestores e os demais modifiquem o seu comportamento e comecem a trabalhar juntos, de forma ativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2 05/2021. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. MEC: Brasília - DF, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801. Acesso em 02 abr. 2022.
DRABACH, N.; SOUZA, A. R. Leituras sobre a gestão democrática e o “gerencialismo” na/da educação no Brasil. Pedagógica, v.16, n.33, p. 221-48, jul./dez. 2014. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2851. Acesso em 13 jan. 2022
GANDIN, D. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis: Vozes, 1994.
KALOUSTIAN, S. M. (Org.). Família brasileira: a base de tudo. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília. DF: Unicef, 1998.
LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Painel coronavírus [Internet]. Brasília: Ministério de Saúde; 2022. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 12 jan. 2022
PARO, V. H. Gestão democrática na escola pública [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento. São Paulo: Libertad, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline dos Santos Pereira, Leonardo Martins, Ravyla Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.