Prática de ensino em Química e a utilização de recursos tecnológicos durante o ensino remoto
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial., Recursos Tecnológicos., Ensino de Química.Resumo
O objetivo deste relato de experiência de abordagem qualitativa é descrever e refletir sobre as experiências, vivenciadas e adquiridas, durante as aulas remotas no período pandêmico. Tendo em vista que todo estilo de vida que as pessoas estavam acostumadas mudou bruscamente, nesse contexto surgiu as aulas remotas como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de ensino e aprendizagem. Com as aulas suspensas, muitas escolas, educadores e alunos tiveram que passar do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, mesmo sem a preparação adequada, o que foi um enorme desafio para o cenário educacional, principalmente para os professores, visto que eles tiveram que buscar maneiras de se reinventar. Contudo, mesmo com as adversidades foi possível dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, pois, os professores foram fundamentais nesse processo de adaptação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19? Brasília: ministério da saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 05 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de2020: Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-27298152. Acesso em: 05 abr. 2022.
COSTA, Rúbia Darivanda da Silva. Formação e Docência: desafios e possibilidades de um curso de Licenciatura Dupla na região Sul do Amazonas. 174p. Tese. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Mato Grosso. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Cuiabá, 2020.
FIORI, Raquel; GOI, Mara Elisângela Jappe. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, v. 18, p. 218-242, 2020.
LIMA, Francisco Karisson Chagas; SILVA, Josefa Lúcia Morais. A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47088, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7088. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7088. Acesso em: 19 ago. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas S.A. 2015.
OLIVEIRA, Marcos Antonio de; PONTES, Verônica Maria de Araújo. O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e47212,2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.7212. Acesso em: 19 ago. 2022.
OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2020. Disponível
em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 04 abr. 2022.
PARANÁ. Contribuições Da Educação Especial Para A Ações Docentes na Perspectiva Da Educação Inclusiva. Paraná, 2017. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2017/fa2017_contribuicoes_educacao_DEE_anexo1.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.
PRADANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RONDINI, Carina Alexandra et al. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 18 ago. 2022.
SANTOS, Antonio Vanderlei dos; JANKE, Leonir Cleomar; STRACKE, Marcelo Paulo. A utilização combinada do aplicativo Quiz Tabela Periódica com o software Hot Potatoes no estudo da classificação periódica dos elementos químicos. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 25, p. 78-85, 2020. Disponivel em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-99592020000100009&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 18 ago. 2022.
SEABRA, Carlos. O celular na sala de aula. Wordpress, mar. 2013. Disponível em: https://cseabra.wordpress.com/2013/03/03/o-celular-na-sala-de-aula/. Acesso em: 02 abr. 2022.
VIEIRA, Wellington da Silva. Vivencias do estágio supervisionado em tempos de pandemia: aprendizagens e desafios no Ensino Fundamental II. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–7, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/ article/view/7465. Acesso em: 19 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rúbia Darivanda da Silva Costa, Felipe Almeida Batista, Euricleia Gomes Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.