Prática de ensino em Química e a utilização de recursos tecnológicos durante o ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial., Recursos Tecnológicos., Ensino de Química.

Resumo

O objetivo deste relato de experiência de abordagem qualitativa é descrever e refletir sobre as experiências, vivenciadas e adquiridas, durante as aulas remotas no período pandêmico. Tendo em vista que todo estilo de vida que as pessoas estavam acostumadas mudou bruscamente, nesse contexto surgiu as aulas remotas como alternativa para reduzir os impactos negativos no processo de ensino e aprendizagem. Com as aulas suspensas, muitas escolas, educadores e alunos tiveram que passar do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, mesmo sem a preparação adequada, o que foi um enorme desafio para o cenário educacional, principalmente para os professores, visto que eles tiveram que buscar maneiras de se reinventar. Contudo, mesmo com as adversidades foi possível dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, pois, os professores foram fundamentais nesse processo de adaptação.

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Biografia do Autor

Rúbia Darivanda da Silva Costa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, REAMEC. Professora da Universidade Federal do Amazonas, UFAM.

Felipe Almeida Batista, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Estudante do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA).

Euricleia Gomes Coelho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Licenciatura em Química, Mestre em Química de Produtos Naturais UFAM, Doutora em Educação pela UCDB.

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

Costa, R. D. da S. ., Batista, F. A., & Coelho, E. G. (2022). Prática de ensino em Química e a utilização de recursos tecnológicos durante o ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8640

Edição

Seção

Relato de experiência