Reflexividade sobre a cultura indígena na formação docente:um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Formação Inicial, Lei nº 11.645/08

Resumo

A cultura indígena e suas práticas corporais atreladas aos jogos, brincadeiras e lutas na formação docente proporcionam um olhar crítico e reflexivo para a prática docente em Educação Física. A disciplina de Educação Física tem amplas possibilidades para se trabalhar com os aspectos físicos, cognitivos e mentais proporcionando experiências relacionadas à interdisciplinaridade e diversificações; e em que as culturas dos povos indígenas devem ser inseridas no ambiente educacional. Assim, conhecer aspectos das culturas indígenas delibera uma autonomia para vivenciá-las no ambiente educacional na formação docente. Deste modo, este estudo objetivou relatar a experiência resultante de um curso de extensão sobre Educação Física e práticas corporais indígenas. O curso apresentou-se como fundamental, pois oportunizou a reflexividade sobre a cultura corporal indígena na práxis docente. Assim, conclui-se que agregar conhecimentos e um despertar para uma formação continuada, amplia a aprendizagem acerca dos conhecimentos étnico-raciais fomenta a Lei nº 11.645 de 2008 que estabelece a obrigatoriedade da temática de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena  no currículo oficial da rede de ensino.

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Biografia do Autor

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe). 

Referências

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

Sousa, J. S. de. (2022). Reflexividade sobre a cultura indígena na formação docente:um relato de experiência. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7138

Edição

Seção

Relato de experiência