O ensino de lutas corporais indígenas na Educação Física Escolar: um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Prática Docente, Cultura Indígena, Lutas Corporais Indígenas.

Resumo

Os povos indígenas carregam consigo uma riqueza de manifestações culturais próprias como o artesanato, as danças, mitos, ritos e dentre outros. Na escola a temática indígena tornou-se obrigatória a partir da Lei nº 11.645/08, mas há diversos fatores que influenciam o trabalho dos professores sobre essa temática, por exemplo, questões acerca da falta de formação inicial e continuada, fatores relacionados à família dos discentes, falta de apoio da gestão escolar, disponibilidade de tempo e acesso a materiais pelos alunos. Para tanto, o escopo deste estudo é relatar a experiência de uma professora de Educação Física em uma escola pública municipal da cidade de Quixeramobim, na região do Sertão Central no estado do Ceará. Assim, foram tecidas as dificuldades encontradas ao se abordar o conteúdo de lutas no ensino remoto em que foi aplicada a temática das lutas corporais indígenas e a experiência da professora em uma formação continuada.

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Biografia do Autor

Daiane Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceara- campus Canindé

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé. Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade dos Vales Elvira Dayrell. Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Sousa, D. A. de. (2021). O ensino de lutas corporais indígenas na Educação Física Escolar: um relato de experiência. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6337

Edição

Seção

Relato de experiência