Ligas Acadêmicas de Medicina: narrativa sobre currículo e regulamentação

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Palavras-chave:

Ligas Acadêmicas de Medicina, Educação médica, Estudantes de medicina

Resumo

Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM) são organizações protagonizadas por estudantes, sob orientação docente, idealmente voltadas ao auxílio de resolução de problemas de interesse da comunidade. O número de LAM no Brasil tem crescido, nem sempre alinhados à sua idealização. Esta revisão narrativa objetiva identificar as necessidades de alinhamento, desde a criação até a avaliação periódica. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados Lilacs e Medline, de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, baseados no papel das LAM na formação médica e sua regulamentação. Os resultados apresentaram pontos favoráveis e desfavoráveis sobre a formação médica e alguns caminhos para a regulamentação.

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Biografia do Autor

João Eduardo Daher Carneiro Ferraz , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Médico Residente de Clínica Médica (UFES).

Bruno Guimarães Marcarini, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

Médico Residente de Genética Médica (HCFMUSP).

Pedro Araújo Sette, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Estudante de medicina (EMESCAM).

Caio Magno Deboni Neiva, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Estudante de medicina - FAMERP. Coordenador de Educação na Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina – DENEM.

Rosana Alves, Faculdades Pequeno Príncipe

Professora do Curso de Medicina e do Mestrado no Ensino nas Ciências na Saúde (FPP). Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (FPP). Médica, Mestre em Pediatria, Doutora em Pesquisa Clínica (UFRJ) e Pós-doutora em Ensino na Saúde (Unicamp).

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

Ferraz , . J. E. D. C. ., Marcarini, B. G. ., Sette, P. A. ., Neiva, C. M. D. ., & Alves, R. (2022). Ligas Acadêmicas de Medicina: narrativa sobre currículo e regulamentação. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6772