Alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos no Projeto Alfabetiza Belém
Palavras-chave:
Educação de Jovens Adultos e Idosos, Programa Alfabetiza Belém, AlfabetizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização na EJAI na turma “A” em uma Unidade Escolar Municipal no ano de 2022. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, foi realizado uma revisão de literatura do tipo narrativa e a pesquisa de campo foi a pesquisa participante. Os resultados da pesquisa foram expostos nas unidades de análises, com reflexões em relação as atividades e oralidade do paraense para a alfabetização à EJAI, sobre amazonizar o currículo nos entrelaces entre os sabores e saberes dos paraenses, e a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização de jovens, adultos e idosos a partir de outra lógica, apresentando resistência ao currículo padronizado. Nas considerações afirmamos que realizamos o que a pesquisa se propôs, apontando contribuições relevantes em relação à outra maneira de pensarmos as práticas pedagógicas para a alfabetização à EJAI como resistência aos currículos padronizados.
Downloads
Referências
ALVARISTO, Eliziane de Fátima et al. Contribuições do método de Paulo Freire à alfabetização de adultos cegos. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed. especial, p. 1114-1131, set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/CD/FNDE nº 44, de 16 de outubro de 2008-Gestão de Recursos na Escola. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/institucional/relatorios_gestao/relatorio_atividades_fnde_2008.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102002_informativo.pdf. Acesso em: 6 mar. 2024.
BELLAN, Z. S. Andragogia em Ação: Como ensinar adultos sem se tornar Maçante, Santa Bárbara d’Oeste, SOCEP Editora, 2005.
BONDIOLI, Anna. Promover a partir do interior: o papel do facilitador no apoio a formas dialógicas e reflexivas de autoavaliação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1327-1338, dez., 2015.
CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos/ John Ward Creswell. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FERRAÇO, C. E.; PIONTKOVSKY, D.; GOMES, M. A. O; GOMES, M. R. L. O Curículo como possibilidade de resistência, de criação, de solidariedades e afirmação de uma vida bonita. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–5, 2022. DOI: 10.15687/rec. v14i3.61835. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/61835. Acesso em: 28 dez. 2023.
FREIRE, P. Conscientização - Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire, 3. ed. São Paulo, Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. A educação e um que fazer neutro? In: GADOTTI, Moacir. Histórias das ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002, p.254.
MOTA, Will. Programa Alfabetiza Belém: limites e desafios. Disponível em https://esquerdaonline.com.br/2023/11/16/programa-alfabetiza-belem-limites-e-desafios/#:~:text=At%C3%A9%20setembro%20de%202023%2C%201.963,e%20na%20metodologia%20cubana%20%E2%80%9CSim! Acesso em: 13 dez. 2023.
POROLONICZAK, Juliana Aparecida. História e Fundamentos do Método de Alfabetização Cubano “Yo, sí puedo”. 146 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara – São Paulo, 2019. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/5113.pdf. Acesso em: 20 dez 2023.
PICANÇO, Miguel de Nazaré Brito; GOMES, Erick do Socorro Moraes; DUARTE, Dirceu Bibiano. Caderno de Propostas de Alfabetização para Jovens, Adultos e Idosos: desde algumas perspectivas amazônicas. 1. ed. -- Belém, PA: Editora Cordovil E-books, 2023. PDF.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Ernani César de Freitas. Metodologia do Trabalho Científico. 2. Ed.- Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
QUIJANO, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber, Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO. Disponível em: http:// biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf
REIS, Marília Freitas de Campos Tozoni. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar, Curitiba, n. 27, p. 93 -110, 2006. Editora UFPR.
SANTOS, Antonio César. Fontes orais: testemunhos, trajetórias de vida, 2006.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Jaqueline Luzia da. Letramento e Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos. Revista Grau Zero. v. 6, n. 2, p. 39 - 68, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095. Acesso em: 12 out. 2021.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Angélica Fôro de Oliveira, Ana Maria Leite Lobato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.