Alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos no Projeto Alfabetiza Belém

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens Adultos e Idosos, Programa Alfabetiza Belém, Alfabetização

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização na EJAI na turma “A” em uma Unidade Escolar Municipal no ano de 2022. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, foi realizado uma revisão de literatura do tipo narrativa e a pesquisa de campo foi a pesquisa participante. Os resultados da pesquisa foram expostos nas unidades de análises, com reflexões em relação as atividades e oralidade do paraense para a alfabetização à EJAI, sobre amazonizar o currículo nos entrelaces entre os sabores e saberes dos paraenses, e a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização de jovens, adultos e idosos a partir de outra lógica, apresentando resistência ao currículo padronizado. Nas considerações afirmamos que realizamos o que a pesquisa se propôs, apontando contribuições relevantes em relação à outra maneira de pensarmos as práticas pedagógicas para a alfabetização à EJAI como resistência aos currículos padronizados.

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Biografia do Autor

Maria Angélica Fôro de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Bacharel em Teologia. Educadora social no Programa Alfabetiza Belém no Município de Belém-Pa. Licenciada em Pedagogia (IFPA).

Ana Maria Leite Lobato,  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutora em Educação (UFC). Professora Titular  no  Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e Tecnologia  do  Pará  (IFPA). Professora do  Programa  de  Pós-graduação  em  Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT.

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Oliveira, M. A. F. de, & Lobato, A. M. L. (2024). Alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos no Projeto Alfabetiza Belém. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12295