Jogos como recurso pedagógico: EJA e suas capilaridades

Autores

Palavras-chave:

EJA, Jogos na educação, Práticas educativas, Cultura

Resumo

Este estudo, é parte integrante do estágio obrigatório, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Feito em colaboração com os alunos de uma unidade escolar municipal do Rio de Janeiro. Com o aproveitando do Projeto Político Pedagógico da escola e o projeto voltado para temática africana e indígena. O trabalho em sala de aula, com jogos destes grupos étnicos e em concomitância, agregar ao estudo de processos históricos ocorridos em nosso país. Alinhavando, informações geográficas, de escrita textual e o uso da Artes Plásticas como expressão. O estudo visa elucidar sequências didáticas que fizeram parte do estágio obrigatório e que contribuíram para formação dos alunos. Dialogando com autores como D’ambrósio (2005), Silva (2003), Macedo (2007), Santos (2014), Friedmann (2020). Ampliando desta forma, todo repertório possível para este grupo.

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Biografia do Autor

Luciana Jesus de Souza, SME-RJ/Unicarioca

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Unicarioca. Licenciada em História na UNISUAM e Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Atua como Coordenadora Pedagógica na SME-RJ, sendo elaboradora do Material RioEduca da SME-RJ.

Referências

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

Souza, L. J. de. (2021). Jogos como recurso pedagógico: EJA e suas capilaridades. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6175