Textos e Contextos: Aplicações da Linguística Aplicada em Estratégias de Produção Textual na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14282Palavras-chave:
Produção Textual, Educação Básica, Linguagem, Linguística AplicadaResumo
Este estudo surge como resultado de uma atividade prática cujo principal objetivo foi introduzir e explorar a produção textual, visando oferecer uma abordagem igualitária da linguagem para os alunos do Educação Básica, a fim de melhorar suas habilidades de interpretação, compreensão de textos e escrita apropriada. Embasado em autores como Gonçalves e Motta (2018), Lopes (2009), Schwartz (2009), Freitas et al. (2014) e Motta-Roth (2006), este trabalho é dividido em três seções distintas. Além de descrever a condução das oficinas, o estudo reflete sobre a avaliação formativa, a flexibilidade metodológica e a aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos na formação educacional dos alunos, sob a ótica da Linguística Aplicada.
Downloads
Referências
BENTES, Anna Christina. Linguística textual. Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1, n. 4, 2001.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de pesquisa, v. 34, n. 121, p. 169-186, 2004.
FREITAS, Sirley Leite; COSTA, Michele Gomes Noé da; DE MIRANDA, Flavine Assis. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, v. 6, n. 16, p. 85-98, 2014.
GONÇALVES, Andriele Bairros; ALVES MOTTA, Vaima Regina. Produção textual na escola básica: o gênero artigo de opinião. Ícone: Revista de Letras, v. 18, n. 1, 2018.
KALLEDER, Haroldo. A importância do trabalho em equipe no ambiente cooperativo. FABE em Revista, v. 3, n. 3, p. 1-9, 2012.
LOPES, Moita. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, p. 11-24, 2009.
MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3, p. 495-518, 2006.
QUEIROZ-NETO, José Pinheiro de et al. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, 2022.
SCHWARTZ, Cleonara Maria. Alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica. In: Anais 17º COLE–Congresso de Oralidade, Leitura e Escrita do Brasil, Campinas. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Rydllem Alcantara Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.