Textos e Contextos: Aplicações da Linguística Aplicada em Estratégias de Produção Textual na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14282

Palavras-chave:

Produção Textual, Educação Básica, Linguagem, Linguística Aplicada

Resumo

Este estudo surge como resultado de uma atividade prática cujo principal objetivo foi introduzir e explorar a produção textual, visando oferecer uma abordagem igualitária da linguagem para os alunos do Educação Básica, a fim de melhorar suas habilidades de interpretação, compreensão de textos e escrita apropriada. Embasado em autores como Gonçalves e Motta (2018), Lopes (2009), Schwartz (2009), Freitas et al. (2014) e Motta-Roth (2006), este trabalho é dividido em três seções distintas. Além de descrever a condução das oficinas, o estudo reflete sobre a avaliação formativa, a flexibilidade metodológica e a aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos na formação educacional dos alunos, sob a ótica da Linguística Aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Rydllem Alcantara Ferreira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando do curso de Licenciatura em História pela URCA; Licenciado em Letras-Espanhol pelo Uniasselvi; Licenciado em Letras-Português pelo Uninter.

 

Referências

BENTES, Anna Christina. Linguística textual. Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1, n. 4, 2001.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de pesquisa, v. 34, n. 121, p. 169-186, 2004.

FREITAS, Sirley Leite; COSTA, Michele Gomes Noé da; DE MIRANDA, Flavine Assis. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, v. 6, n. 16, p. 85-98, 2014.

GONÇALVES, Andriele Bairros; ALVES MOTTA, Vaima Regina. Produção textual na escola básica: o gênero artigo de opinião. Ícone: Revista de Letras, v. 18, n. 1, 2018.

KALLEDER, Haroldo. A importância do trabalho em equipe no ambiente cooperativo. FABE em Revista, v. 3, n. 3, p. 1-9, 2012.

LOPES, Moita. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, p. 11-24, 2009.

MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3, p. 495-518, 2006.

QUEIROZ-NETO, José Pinheiro de et al. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, 2022.

SCHWARTZ, Cleonara Maria. Alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica. In: Anais 17º COLE–Congresso de Oralidade, Leitura e Escrita do Brasil, Campinas. 2009.

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Ferreira, J. R. A. (2024). Textos e Contextos: Aplicações da Linguística Aplicada em Estratégias de Produção Textual na Educação Básica. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–15. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14282

Edição

Seção

Relato de experiência