Educação para o mercado? Considerações acerca da formação docente do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14071

Palavras-chave:

Educação, Mercado, Formação Docente

Resumo

O presente estudo objetiva revisar os elementos que balizam a ideologia existente no programa “Educação para Todos”, voltada à formação docente brasileira e os mecanismos que são utilizados pelos Organismos Multilaterais na formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica Pública. O estudo é do tipo bibliográfico e o paradigma epistemológico delimitado para analisar os dados é o crítico-dialético. O delinear do processo histórico da formação de professores no Brasil será ponto de partida para que seja factível compreender a realidade do professor da educação básica na contemporaneidade e como a política e a economia reverbera nas práticas e métodos utilizados nas unidades de ensino escolares.

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Biografia do Autor

Stephanie Barros Araújo, Secretaria Municipal de Educação - SME

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - SME. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (FEF/UVA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Araújo, S. B., & Paula, A. S. do N. de. (2024). Educação para o mercado? Considerações acerca da formação docente do século XXI. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–14. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14071

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