A influência da aprendizagem cooperativa no modo de revisar textos
Palavras-chave:
Aprendizagem Cooperativa, Revisão Textual, Letras SolidáriasResumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar a percepção dos revisores do Projeto Letras Solidárias em relação à revisão textual realizada no contexto formativo da metodologia da aprendizagem cooperativa. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica em relação à revisão textual (SERAFINI, 1998; RUIZ, 2010) e à aprendizagem cooperativa (JOHNSON; JOHNSON; HOLUBEC,1999; LIMA, 2021). Tal aporte bibliográfico dialogou com a análise de cinco relatos produzidos pelos revisores do Projeto. Identificou-se que a aprendizagem cooperativa, vivenciada por eles, influenciou no modo de revisar os textos, pois aprenderam a não somente se deter à pontuação e aos aspectos linguísticos de correção, mas a valorizar o modo de se expressar ao estudante. Desse modo, buscou-se realizar uma revisão que ressaltasse os aspectos positivos dos textos, fosse assertiva e empática, estimulasse a escrita, entre outras habilidades sociais que são características da metodologia da aprendizagem cooperativa e comuns no tipo de revisão textual-interativa.
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Referências
JOHNSON, D.W; JOHNSON, R.T; HOLUBEC, E. El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires: Paidós,1999.
LIMA, Alverbênia Maria Alves de. Aprendizagem Cooperativa: construção e reconstrução da identidade docente a partir da Teoria Dialógica do Discurso. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60439. Acesso em: 04 set. 2022.
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. 1° ed.São Paulo: Contexto, 2010.
SERAFINI, M. T. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1998.
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