Língua Portuguesa e multiletramentos: diálogos com Beyoncé
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16513Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Multiletramento, Letramento Crítico, BeyoncéResumo
Este artigo investiga o uso das músicas da cantora Beyoncé como ferramenta didática no ensino da Língua Portuguesa, destacando a possibilidade de integrar os temas abordados nas canções da artista, como identidade, empoderamento, feminismo negro, e resistência, ao currículo escolar. A proposta se baseia nos conceitos de letramento crítico e multiletramentos, utilizando as músicas de Beyoncé como textos multimodais que combinam letras, som, imagem e performance. O objetivo investigar de que forma as canções de Beyoncé podem ser utilizadas como recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa, a partir das perspectivas do letramento crítico e dos multiletramentos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em referenciais de Freire (1983), Rojo (2012), Hall (2006) e hooks (2013), articulando análise documental e propostas didáticas aplicáveis ao contexto escolar. Foram selecionadas as músicas Formation (2016), Run the World (Girls) (2011) e Brown Skin Girl (2019), exploradas em atividades de leitura, escrita, oralidade e reflexão crítica. Os resultados apontam que a utilização das obras da artista favorece o engajamento dos estudantes, amplia o repertório cultural, fortalece a identidade e estimula a análise de discursos sociais, políticos e culturais. Conclui-se que a integração entre cultura pop e ensino de Língua Portuguesa contribui para práticas pedagógicas mais inclusivas, críticas e conectadas às realidades dos alunos, em consonância com a BNCC.
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