Língua Portuguesa e multiletramentos: diálogos com Beyoncé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16513

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Multiletramento, Letramento Crítico, Beyoncé

Resumo

Este artigo investiga o uso das músicas da cantora Beyoncé como ferramenta didática no ensino da Língua Portuguesa, destacando a possibilidade de integrar os temas abordados nas canções da artista, como identidade, empoderamento, feminismo negro, e resistência, ao currículo escolar. A proposta se baseia nos conceitos de letramento crítico e multiletramentos, utilizando as músicas de Beyoncé como textos multimodais que combinam letras, som, imagem e performance. O objetivo investigar de que forma as canções de Beyoncé podem ser utilizadas como recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa, a partir das perspectivas do letramento crítico e dos multiletramentos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em referenciais de Freire (1983), Rojo (2012), Hall (2006) e hooks (2013), articulando análise documental e propostas didáticas aplicáveis ao contexto escolar. Foram selecionadas as músicas Formation (2016), Run the World (Girls) (2011) e Brown Skin Girl (2019), exploradas em atividades de leitura, escrita, oralidade e reflexão crítica. Os resultados apontam que a utilização das obras da artista favorece o engajamento dos estudantes, amplia o repertório cultural, fortalece a identidade e estimula a análise de discursos sociais, políticos e culturais. Conclui-se que a integração entre cultura pop e ensino de Língua Portuguesa contribui para práticas pedagógicas mais inclusivas, críticas e conectadas às realidades dos alunos, em consonância com a BNCC.

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Biografia do Autor

Carolina Pequeno Ferreira Medeiros, EDISCA

Professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica – EDISCA. Professora de Língua Portuguesa e pesquisadora em Educação. Atua na área de ensino de língua materna, com ênfase em multiletramentos, letramento crítico e práticas pedagógicas inovadoras, integrando arte, cultura e tecnologia ao processo educativo. Pesquisadora em multiletramentos e letramento crítico. Colaboradora de projetos independentes de educação e cultura

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Medeiros, C. P. F. (2025). Língua Portuguesa e multiletramentos: diálogos com Beyoncé. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16513