Possibilidades interdisciplinares da educação para as sexualidades no Documento Curricular Referencial do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14784

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de ciências, Educação para as sexualidades, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo objetivou identificar as relações de saberes da educação para as sexualidades na disciplina de ciências em diálogo com outros componentes curriculares do ensino fundamental, no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Para isso, usando uma abordagem qualitativa, fez-se análises das sugestões interdisciplinares impostas nas colunas específicas do DCRC, em habilidades que abordam os assuntos da educação para sexualidades. Os dados revelaram uma inter-relação da disciplina de ciências com disciplinas das áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas e ensino religioso, embora o documento careça de aprofundamento para explicitar melhor os assuntos a serem abordados. Além disso, sugere-se que educadores evitem replicar as visões conservadoras, promovendo um ensino mais reflexivo e inclusivo. Em suma, a educação para as sexualidades, na disciplina de ciências, necessita de mais direcionamentos das suas possibilidades interdisciplinares, sobretudo, para não focar apenas nos aspectos biomédicos.

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Biografia do Autor

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2025-03-10

Como Citar

Moura, F. N. de S. (2025). Possibilidades interdisciplinares da educação para as sexualidades no Documento Curricular Referencial do Ceará. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–19. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14784

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