Produção de vídeos educativos: construindo saberes científicos e pedagógicos no ensino de ciências
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem., Ensino de Ciências., Vídeos Educativos.Resumo
O trabalho buscou relatar a criação de vídeos educativos e, em adição, compreender a percepção de estudantes de pedagogia sobre a produção e uso de vídeos em aulas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada com licenciandos em Pedagogia de uma Universidade Estadual do interior do Ceará. Para a criação dos vídeos foram abordadas as seguintes temáticas: meio ambiente, saúde bucal, sexualidade, exploração do trabalho infantil e cidadania. Na percepção dos licenciandos, o uso de vídeos educativos como prática pedagógica, encarrega-se de melhor aproveitar os conteúdos das aulas, despertando a curiosidade dos educandos, além de promover diálogos reflexivos. Baseado no processo de contextualização dos saberes educacionais com a realidade vivida dos educandos, os vídeos auxiliam na promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. (2017) Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 jan. 2020.
COOPER-CAPETINI, V., PEREIRA, A. G., LINS, B. B., SILVA-JUNIOR, J. S., DE ASSIS, L. V. M., BELPIEDE, L. T., ... & NUNES, M. T. A utilização de vídeos no ensino: uma experiência prática com alunos de graduação. Revista de Graduação USP, v.2, n.2, p. 107-113, 2017.
Malheiros, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MENEZES, J. B. F., & MOTA, F. D. L.. O uso das tecnologias educacionais durante o exercício da monitoria acadêmica em um curso de ciências biológicas. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 6, n.1, p. 96-108, 2018.
MOURA, F. N. S., RODRIGUES, C. M. C., MENEZES, J. B. F. Tecnologias digitais educacional: tessituras da prática docente. Ensino em Foco, v.2, n.5, p. 72-86, 2019p.
MOURA, F. N. S., SOUSA, S. A., & MENEZES, J. B. F.Percepção da importância das tecnologias digitais por docentes dos cursos de formação inicial de professores no município de Crateús-Ce. Educação Por Escrito, v.10, n.1, p. e29525-e29525, 2019 .
NICOLA, J. A., & PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.
PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, p. 15-30, 2017.
SAMPAIO, P. A. D. S. R., & COUTINHO, C. P. Ensinar com tecnologia, pedagogia e conteúdo. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 5, n.8, 2013.
SILVA, T. C., DA SILVA, K., & COELHO, M. A. P. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação básica. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (Vol. 5, No. 1), 2016.
TIAGO, T. S., MINUZI, N., BARIN, C. S., & ARAÚJO, L. M. A utilização do podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v.7, n.1, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jones Baroni Ferreira de Menezes, Ana Carolina de Oliveira Silva, Maria Erica Rodrigues Lima, Francisco Nunes de Sousa Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.