Avaliação na Educação Infantil: Reflexões sobre a prática e seus pressupostos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14175

Palavras-chave:

Avaliação na Educação Infantil, PIBID, Instrumentos avaliativos

Resumo

O presente trabalho configura-se como um relato de experiência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). O PIBID 2022-2024 foi desenvolvido em parceria com um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus/AM. Procurando compreender as implicações teóricas e legais das práticas avaliativas observadas no PIBID, trabalho divide-se em duas seções principais: a primeira trata dos aspectos teóricos e dos marcos legais no que dizem respeito à avaliação na etapa pré-escolar, enquanto a segunda trata do relato de experiência em si. Conclui-se que os equívocos observados são decorrentes de uma exigência do sistema educacional para uma preparação das crianças para o Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Carlos Rafael Monteiro Brasil, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Foi bolsista PIBID 2022-2024. É membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM) onde centra-se na linha “Crianças, Infâncias e Educação Infantil com/na Amazônia brasileira”.

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

Brasil, C. R. M. (2025). Avaliação na Educação Infantil: Reflexões sobre a prática e seus pressupostos. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–12. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14175

Edição

Seção

Relato de experiência