Avaliação na Educação Infantil: Reflexões sobre a prática e seus pressupostos
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14175Palavras-chave:
Avaliação na Educação Infantil, PIBID, Instrumentos avaliativosResumo
O presente trabalho configura-se como um relato de experiência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). O PIBID 2022-2024 foi desenvolvido em parceria com um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus/AM. Procurando compreender as implicações teóricas e legais das práticas avaliativas observadas no PIBID, trabalho divide-se em duas seções principais: a primeira trata dos aspectos teóricos e dos marcos legais no que dizem respeito à avaliação na etapa pré-escolar, enquanto a segunda trata do relato de experiência em si. Conclui-se que os equívocos observados são decorrentes de uma exigência do sistema educacional para uma preparação das crianças para o Ensino Fundamental.
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