Neurociência e o Ensino de Ciências: Uma pesquisa exploratória no contexto dos anais do ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12757

Palavras-chave:

Neuroaprendizagem, Educação para as Ciências, ENPEC

Resumo

Atualmente, observa-se que cada vez mais cresce pesquisas na área da Neurociência e suas relações com a Educação, principalmente referindo-se ao que se denomina como Neuroaprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar discussões sobre a Neurociência e, principalmente, sobre a Neuroaprendizagem a partir de uma pesquisa bibliográfica guiada pelos trabalhos sobre a temática disponíveis nos anais do ENPEC. Destaca-se, conforme evidencia os resultados, que ainda são poucos os trabalhos no Brasil acerca da Neuroaprendizagem, assim, faz-se necessário discutir conceitos, práticas, saberes e virtudes deste campo do saber, e articulá-los com a Educação para as Ciências, para aprimorar o ensino das ciências na prática pedagógica do professor.

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Biografia do Autor

João Pedro Mardegan Ribeiro, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Exatas pela USP. Doutorando em Educação para a Ciência pela UNESP. Atualmente é professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, alocado na Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha – SOR.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Ribeiro, J. P. M. (2024). Neurociência e o Ensino de Ciências: Uma pesquisa exploratória no contexto dos anais do ENPEC. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12757