Neurociência e o Ensino de Ciências: Uma pesquisa exploratória no contexto dos anais do ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.12757Palavras-chave:
Neuroaprendizagem, Educação para as Ciências, ENPECResumo
Atualmente, observa-se que cada vez mais cresce pesquisas na área da Neurociência e suas relações com a Educação, principalmente referindo-se ao que se denomina como Neuroaprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar discussões sobre a Neurociência e, principalmente, sobre a Neuroaprendizagem a partir de uma pesquisa bibliográfica guiada pelos trabalhos sobre a temática disponíveis nos anais do ENPEC. Destaca-se, conforme evidencia os resultados, que ainda são poucos os trabalhos no Brasil acerca da Neuroaprendizagem, assim, faz-se necessário discutir conceitos, práticas, saberes e virtudes deste campo do saber, e articulá-los com a Educação para as Ciências, para aprimorar o ensino das ciências na prática pedagógica do professor.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Márcia Cristina Palheta et al. Neurociência e Educação: Percepções dos professores monitores de um Clube de Ciências. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023, Caldas Novas. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Caldas Novas, 2023. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93479. Acesso em: 20 abr. 2024.
ALVES, Carla Lúcio; CAVALCANTI, Jessyka Natalya de Sousa. Como o Cérebro Aprende: um conceito fundamental para professores. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36172. Acesso em: 20 abr. 2024.
ALVES, Fabiana Luca; BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Neuromitos entre docentes da educação infantil atuantes em Ribeirão Preto. Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências, p. 117, 2022. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/03f1dc25-fd30-4e55-b8fc-8142badcac2a/3086756.pdf. Acesso em 20 jan.2024.
BARBOSA, Raquel; GARCIA, Raquel de Araujo Bonfim. O brincar na perspectiva da neuroaprendizagem. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 11, n. 2, p. 81-99, 2022. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/2463#:~:text=Nesta%20pesquisa%2C%20verificou%2Dse%20que,desenvolvimento%20global%20de%20um%20indiv%C3%ADduo. Acesso em: 20 dez.2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
BASTOS, Lijamar de Souza; ALVES, Marcelo Paraíso. As influências de Vygotsky e Luria à neurociência contemporânea e à compreensão do processo de aprendizagem. Revista Práxis, v. 5, n. 10, 2013. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/580/539. Acesso em: 15 dez. 2023.
COSENZA, Ramon. M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CRESPI, Livia et al. A alfabetização científica como possibilidade para desconstrução de neuromitos entre docentes. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande, 2021. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75980. Acesso em: 24 mar. 2024.
DEKKER, Sanne. et al. Neuromiths in education: prevalence and predictors of misconception among teachers. Frontiers in Psychology, v. 3, p. 1-9, 2012. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2012.00429/full. Acesso em: 10 dez.2023.
FISCHER, Kurt. W. A theory of cognitive development: the control and construction of hierarchies of skills. Psychological Review, v. 87, p. 477-531, 1980. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1981-02339-001. Acesso em: 14 dez.2023.
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
GAZZANIGA, Michael S, et al. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010
LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacques de Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 11 dez. 2023.
MARTINS, Jorgiane Cunha Leal; ALMEIDA, Ilda Neta Silva de. Contribuições da neurociência cognitiva para a educação no ensino superior. 2019. Revista Humanidades e Inovação. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1350. Acesso em: 15 nov.2023.
OLIVEIRA, Cleyton Machado De.; OLIVEIRA, André Luis De. As aproximações entre neurociência cognitiva e o ensino de ciências na organização de situações de aprendizagem. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande, 2021. p.1-8. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76000. Acesso em: 28 dez. 2023.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
SANTANA, Karla; SANTANA, Márcio Alexandre Brito. Afetividade e Aprendizagem: Abordagem Neuropsicopedagógica. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2020. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2020. p. 3-6. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/17089/1125613381. Acesso em 24 mar. 2024.
SILVA, Sarah Eliane de Matos. et al. Desenvolvimento de uma sequência didática para a construção do conhecimento (neuro)científico associado ao uso de substâncias psicotrópicas na adolescência. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande, 2021. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92743. Acesso em 24 mar. 2024.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Trad. Ana Maria Bessa. Lisboa: Edições 70; Libraire Armand Colin, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Pedro Mardegan Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.