Neurociência e o Ensino de Ciências: Uma pesquisa exploratória no contexto dos anais do ENPEC
Palavras-chave:
Neuroaprendizagem, Educação para as Ciências, ENPECResumo
Atualmente, observa-se que cada vez mais cresce pesquisas na área da Neurociência e suas relações com a Educação, principalmente referindo-se ao que se denomina como Neuroaprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar discussões sobre a Neurociência e, principalmente, sobre a Neuroaprendizagem a partir de uma pesquisa bibliográfica guiada pelos trabalhos sobre a temática disponíveis nos anais do ENPEC. Destaca-se, conforme evidencia os resultados, que ainda são poucos os trabalhos no Brasil acerca da Neuroaprendizagem, assim, faz-se necessário discutir conceitos, práticas, saberes e virtudes deste campo do saber, e articulá-los com a Educação para as Ciências, para aprimorar o ensino das ciências na prática pedagógica do professor.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Márcia Cristina Palheta et al. Neurociência e Educação: Percepções dos professores monitores de um Clube de Ciências. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023, Caldas Novas. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Caldas Novas, 2023. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93479. Acesso em: 20 abr. 2024.
ALVES, Carla Lúcio; CAVALCANTI, Jessyka Natalya de Sousa. Como o Cérebro Aprende: um conceito fundamental para professores. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. Anais do IV Congresso Nacional de Educação, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36172. Acesso em: 20 abr. 2024.
ALVES, Fabiana Luca; BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Neuromitos entre docentes da educação infantil atuantes em Ribeirão Preto. Aprendizados de professores sobre o ensino de ciências, p. 117, 2022. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/03f1dc25-fd30-4e55-b8fc-8142badcac2a/3086756.pdf. Acesso em 20 jan.2024.
BARBOSA, Raquel; GARCIA, Raquel de Araujo Bonfim. O brincar na perspectiva da neuroaprendizagem. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 11, n. 2, p. 81-99, 2022. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/2463#:~:text=Nesta%20pesquisa%2C%20verificou%2Dse%20que,desenvolvimento%20global%20de%20um%20indiv%C3%ADduo. Acesso em: 20 dez.2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
BASTOS, Lijamar de Souza; ALVES, Marcelo Paraíso. As influências de Vygotsky e Luria à neurociência contemporânea e à compreensão do processo de aprendizagem. Revista Práxis, v. 5, n. 10, 2013. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/580/539. Acesso em: 15 dez. 2023.
COSENZA, Ramon. M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CRESPI, Livia et al. A alfabetização científica como possibilidade para desconstrução de neuromitos entre docentes. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande, 2021. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75980. Acesso em: 24 mar. 2024.
DEKKER, Sanne. et al. Neuromiths in education: prevalence and predictors of misconception among teachers. Frontiers in Psychology, v. 3, p. 1-9, 2012. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2012.00429/full. Acesso em: 10 dez.2023.
FISCHER, Kurt. W. A theory of cognitive development: the control and construction of hierarchies of skills. Psychological Review, v. 87, p. 477-531, 1980. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1981-02339-001. Acesso em: 14 dez.2023.
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
GAZZANIGA, Michael S, et al. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010
LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacques de Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 11 dez. 2023.
MARTINS, Jorgiane Cunha Leal; ALMEIDA, Ilda Neta Silva de. Contribuições da neurociência cognitiva para a educação no ensino superior. 2019. Revista Humanidades e Inovação. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1350. Acesso em: 15 nov.2023.
OLIVEIRA, Cleyton Machado De.; OLIVEIRA, André Luis De. As aproximações entre neurociência cognitiva e o ensino de ciências na organização de situações de aprendizagem. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande, 2021. p.1-8. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76000. Acesso em: 28 dez. 2023.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
SANTANA, Karla; SANTANA, Márcio Alexandre Brito. Afetividade e Aprendizagem: Abordagem Neuropsicopedagógica. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2020. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2020. p. 3-6. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/17089/1125613381. Acesso em 24 mar. 2024.
SILVA, Sarah Eliane de Matos. et al. Desenvolvimento de uma sequência didática para a construção do conhecimento (neuro)científico associado ao uso de substâncias psicotrópicas na adolescência. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Campina Grande. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campina Grande, 2021. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92743. Acesso em 24 mar. 2024.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Trad. Ana Maria Bessa. Lisboa: Edições 70; Libraire Armand Colin, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Pedro Mardegan Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.