Gamificação e infrequência escolar: estudo de caso em disciplina eletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14296

Palavras-chave:

Eletiva, Fluxo Escolar, Ciência e Arte

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever o planejamento e a aplicação de estratégias gamificadas, como: narrativa, desafios e missões, pontuações e recompensas, feedbacks do desempenho e uso da tecnologia, no desenvolvimento de uma disciplina eletiva com 24 alunos do ensino médio, cuja metodologia foi o estudo de caso. Para a realização da coleta de dados foi feita a observação e o registro de aulas e diários escolares, e a técnica de análise dos dados foi categorial, relacionada ao comportamento e aprendizagem. Os principais resultados evidenciaram que a prática foi eficiente, uma vez que houve um aumento de 60% para 95% a frequência dos estudantes nas sextas-feiras. Concluindo, então, gamificar práticas de ensino pode resultar em ganhos substanciais, tanto ao aprendizado dos estudantes, quanto a frequência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Mardegan Ribeiro, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Exatas (Química, Física e Matemática) pela USP. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP. Doutorando em Educação para a Ciência pela UNESP. Professor na área das Ciências da Natureza e Matemática na SEDUC/SP. 

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano 16a Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BORGES, Jéssica Oliveira Andrade; SANTOS, Edinaldo Trindade Gonçalves. Disciplina eletiva e a aprendizagem significativa: um relato de experiência na Escola Plena de Confresa-MT. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 713-727, 2019.

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 11 nov. 2023.

FILHO, José Wilson Freitas de Miranda. Um esboço sobre a importância de disciplinas opcionais para a melhoria qualitativa da formação humana e intelectual do estudante de escola em tempo integral. Revista Docentes, v. 2, n. 4, 2017.

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012.

MILANO, Thomas Bersagui et al. O jogo digital como proposta de gamificação no ensino de História da Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 17, p. 20-33, 2019.

REIS, Elisa Meirelles. Dois milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil, alerta UNICEF. UNICEF para a criança, 15 set./2022.

RIBEIRO, João Pedro Mardegan et al. Portfólio digital como ferramenta para análises de competências desenvolvidas em um clube de ciências. In: Congresso internacional de educação e tecnologias – CIET, 2020, São Carlos. Anais...CIET, 2020.

SANTOS, Maria Alice Borges; SIQUEIRA, Priscila; AZEVEDO, Gilson Xavier de. Indisciplina em sala de aula na visão de educadores de uma escola pública do município de Quirinópolis-GO. REEDUC-Revista de Estudos em Educação (2675-4681), v. 10, n. 1, p. 512-543, 2024.

SARAIVA, Adriana. Abandono escolar é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Síntese de Indicadores Sociais, 6 nov./2019.

SCARPA, Daniela Lopes; SASSERON, Lúcia Helena; SILVA, Maíra Batistoni. O ensino por investigação e a argumentação em aulas de ciências naturais. Tópicos Educacionais, v. 23, n. 1, p. 7-27, 2017.

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite. Gamificação aplicada no ensino de Física: um estudo de caso no ensino de óptica geométrica. Acta Scientiae, v. 19, n. 5, 2017.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.

VIANNA, Y.; VIANNA, M.; MEDINA, B.; TANAKA, S. Gamification, Inc.: Como reinventar empresas a partir de jogos. MJV Press : Rio de Janeiro, 2013.

ZIMMERMAN, Juliana (Org.) Escola da Escolha: cadernos de formação. 2. ed. Ensino Médio. Recife/PE: Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2016.

Publicado

2025-05-05

Como Citar

Ribeiro, J. P. M. (2025). Gamificação e infrequência escolar: estudo de caso em disciplina eletiva. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–19. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14296