Reformas educacionais e o “novo” ensino médio: superação do dualismo

Autores

Palavras-chave:

Dualidade escolar, Ensino Médio, Reformas educacionais

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como a Reforma do Ensino Médio no Brasil, se relaciona com as reformas educacionais globais. O estudo é de abordagem qualitativa e quanto à revisão de literatura, recuperamos as diferentes reformas, desde os anos 1930 até o ano de 2017, com o Novo Ensino Médio. Desse modo, enfatizamos as reformas dos anos 1990, a exemplo da Lei nº 9.394/1996, que colocou esse nível de ensino, como etapa final da educação básica, ao passo que deu bases legais para a promulgação de novas legislações que realçaram a dualidade educacional, a exemplo dos Decretos: nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. Como resultados, vimos que a educação é um espaço de disputa que comporta projetos diferentes e antagônicos do ponto de vista da sua função social. A flexibilização do currículo, imposta pelo Novo Ensino Médio, acarretará dificuldades para as instituições de ensino, especialmente, as mantidas pelo poder público.

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Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do IFRN, Campus Natal central.

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer – SEEC/RN

Professor de Geografia da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer – SEEC/RN. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Mossoró/RN.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

Fernandes, A. N. de O. ., & Fernandes, S. de B. . (2022). Reformas educacionais e o “novo” ensino médio: superação do dualismo. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8716