Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935Parole chiave:
Saberes docentes, Professor que ensina Matemática, Formação docenteAbstract
A formação de professores para o ensino de Matemática é um campo que tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito das pesquisas em Educação Matemática e para integrar esses estudos, encontramos temáticas como, por exemplo, os saberes docentes. Dentre os espaços que têm se dedicado a contribuir com a formação de professores, estão os grupos de pesquisa, tal como é o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Formado por alunos da graduação, bolsistas, mestrandos, doutorandos e professores da educação básica e do nível superior, esse grupo tem buscado colaborar com a formação inicial e continuada dos docentes por meio de grupos de estudos ambientados ao grupo de pesquisa, sendo um desses o GPEHM Júnior, voltado para aqueles que estão iniciando pesquisas acadêmicas e investindo na construção de novos saberes. Desse modo, este estudo tem como objetivo conhecer a percepção de professores vinculados ao GPEHM Júnior sobre os saberes docentes emergidos a partir das discussões presentes no grupo de estudo. Metodologicamente, este trabalho está inserido no campo da pesquisa qualitativa, em que se utilizou o método do estudo de caso. Posto isso, concluímos que estudos realizados no ambiente do grupo de pesquisa têm proporcionado a emersão de saberes que contribuem para formação e prática docente.
Palavras-chave: Saberes docentes; Professor que ensina Matemática; Formação docente.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
ANDRÉ, Marli. Pesquisas sobre formação de professores: tensões e perspectivas do campo. In: FONTOURA, H. E.; SILVA, M. (Org.). Formação de professores, culturas: desafios à pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: Anpede Nacional, 2011. p. 22-33. (E-book).
BRANDÃO, Zaia; WARDE, Mirian Jorge; IANNI, Octávio. Universidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1992.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção formação de professores. 2a edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. 335 p.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 34ª. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 2015. p. 9-30.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conhecendo a história do GPEHM e sua contribuição para Educação Matemática no Ceará. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; MARTINS, Eugeniano Brito. et al. (org.). Ensino e História da Matemática: enfoque de uma prática. Fortaleza: EdUECE, 2020, v.1, p. 15-40.
SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2. 1986, p. 4-14.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.