Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935

Palabras clave:

Saberes docentes, Professor que ensina Matemática, Formação docente

Resumen

A formação de professores para o ensino de Matemática é um campo que tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito das pesquisas em Educação Matemática e para integrar esses estudos, encontramos temáticas como, por exemplo, os saberes docentes. Dentre os espaços que têm se dedicado a contribuir com a formação de professores, estão os grupos de pesquisa, tal como é o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Formado por alunos da graduação, bolsistas, mestrandos, doutorandos e professores da educação básica e do nível superior, esse grupo tem buscado colaborar com a formação inicial e continuada dos docentes por meio de grupos de estudos ambientados ao grupo de pesquisa, sendo um desses o GPEHM Júnior, voltado para aqueles que estão iniciando pesquisas acadêmicas e investindo na construção de novos saberes. Desse modo, este estudo tem como objetivo conhecer a percepção de professores vinculados ao GPEHM Júnior sobre os saberes docentes emergidos a partir das discussões presentes no grupo de estudo. Metodologicamente, este trabalho está inserido no campo da pesquisa qualitativa, em que se utilizou o método do estudo de caso. Posto isso, concluímos que estudos realizados no ambiente do grupo de pesquisa têm proporcionado a emersão de saberes que contribuem para formação e prática docente.

Palavras-chave: Saberes docentes; Professor que ensina Matemática; Formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Foi Bolsista de Iniciação Científica/ IC-UECE (2017-2019). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Dianara Figueirêdo Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Claudiana Oliveira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Foi professora do Fundamental II, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), bolsista do Programa de Extensão Formação Continuada em Educação Matemática (FECLESC/LaboMática). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente tem interesse nas seguintes áreas de pesquisas: História da Matemática, História e Ensino de Matemática, Formação Docente, Ensino de Matemática, Cálculo Integral e Resolução de Problemas.

Citas

ANDRÉ, Marli. Pesquisas sobre formação de professores: tensões e perspectivas do campo. In: FONTOURA, H. E.; SILVA, M. (Org.). Formação de professores, culturas: desafios à pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: Anpede Nacional, 2011. p. 22-33. (E-book).

BRANDÃO, Zaia; WARDE, Mirian Jorge; IANNI, Octávio. Universidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1992.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção formação de professores. 2a edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. 335 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 34ª. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: VOZES, 2015. p. 9-30.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conhecendo a história do GPEHM e sua contribuição para Educação Matemática no Ceará. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; MARTINS, Eugeniano Brito. et al. (org.). Ensino e História da Matemática: enfoque de uma prática. Fortaleza: EdUECE, 2020, v.1, p. 15-40.

SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2. 1986, p. 4-14.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

OLIVEIRA, A. N. de; FREIRE, D. F.; SOUSA, C. O. de. Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1189–1201, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4935. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática