O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO ‘EQUAÇÕES’ NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 – 2019)

Autori

  • Renan Marcelo da Costa Dias
  • Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
  • João Cláudio Brandemberg

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.3341

Parole chiave:

História da Matemática; História para o Ensino de Matemática; Equações; Relato de experiência.

Abstract

Esta investigação teve por objetivo caracterizar as produções científicas do tipo Relato de Experiência – relacionadas ao tema Equações – publicadas no Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) durante o período de 2009 e 2019. Para tal fim, nos debruçamos sobre os anais dos SNHM do período, bem como nos estudos de Mendes e Chaquiam (2016) e Mendes (2015) que propõe uma organização sistemática das produções brasileiras em História da Matemática em três subáreas, sejam elas: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Matemática para o Ensino (HEsM) e História da Educação Matemática (HEdM). A partir do levantamento realizado identificamos ao todo 16 produções subjacentes ao campo da álgebra – na modalidade comunicação oral – que se enquadram na subárea História para o Ensino de Matemática (HEsM), das quais 11 tratam do tema Equações, sendo 5 produções do tipo Relato de Experiência. A partir da investigação foi possível concluir que tais produções se utilizam de métodos históricos de resolução de equações para aplicá-los em sala de aula, por meio da investigação histórica desses métodos e dos matemáticos/povos que os conceberam, a partir de estudiosos prestigiados da área de história da Matemática como Ubiratan D’Ambrosio, Iran Abreu Mendes, Antônio Miguel, Luis Radford entre outros estudiosos deste objeto matemático.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Riferimenti bibliografici

CARVALO, L. L; PONTES, M. O. Atividades estruturadas de equações polinomiais numa abordagem histórica por meio de um ebook. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal. Anais do XI SNHM, Rio Grande do Norte, 2015. P. 463 – 472.

CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM PESQUISA SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. CREPHIMat, 2019. Anais de Congressos. Disponível em < http://www.crephimat.com/home>. Acesso em: 21 de dezembro de 2019.

MENDES. I. A. História da Matemática no ensino. 1ª Edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática. 1ª Edição. Belém: SBHMat, 2016.

OLIVEIRA, ET AL. Equações do 2º grau em sala de aula: uma abordagem ao método de Viétè. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2013, Campinas. Anais do X SNHM, São Paulo, 2013. P. 1 – 11.

OLIVEIRA, ET AL. História e Educação Matemática: Uma experiência com o método da falsa posição. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. Anais do XII SNHM, Minas Gerais, 2017. P. 62 – 70.

TEIXEIRA, ET AL. Usando a história da matemática em curso de formação de professor: na didática da álgebra. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal. Anais do XII SNHM, Minas Gerais, 2015. P. 857 – 863.

ZORZAN, A. S. L. Ensino-Aprendizagem: algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 8, n. 10, p. 77 – 93, Jun. 2007.

Pubblicato

2021-06-05

Come citare

DA COSTA DIAS, R. M.; DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS, M. A.; BRANDEMBERG, J. C. O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO ‘EQUAÇÕES’ NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 – 2019). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 06–24, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i21.3341. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3341. Acesso em: 25 nov. 2024.