Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099

Palabras clave:

Educação Matemática, Educação Financeira, Narrativa

Resumen

No contexto atual de pandemia como forma de suprir a demanda pela efetividade do processo ensino e aprendizagem, em momentos remotos e híbridos, há uma busca constante por metodologias ativas, pois as metodologias tradicionais, que focam apenas na apropriação de técnicas ou conceitos puramente científicos, não são tão eficazes. Portanto este artigo tem como objetivo trazer uma atividade de Matemática, para alunos da educação básica, estruturada a partir da Metodologia Ativa Storytelling que consiste em uma narrativa que, no processo educacional, incorpora elementos pedagógicos que proporcionam aos estudantes, criatividade, senso crítico e interação. Os assuntos matemáticos contemplados, a partir das narrativas, são características do sistema de numeração posicional, resolução de problemas envolvendo números racionais e suas operações, as relações de proporcionalidade entre grandezas numéricas, resolução de problemas utilizando unidades de medida padronizadas e, também realizar conversões de unidades de medida. Além desses assuntos de Matemática, a atividade proporciona um debate sobre alguns temas transversais como Educação Financeira e a situação atual da pandemia, pois entendemos que o contexto econômico e sanitário exige que as aulas tragam essa discussão e, dessa forma, estaremos contribuindo para a formação dos alunos numa perspectiva crítica. Para isso, os estudos foram baseados em uma revisão sistemática de literatura em busca das contribuições das Metodologias Ativas. Destacamos que essa ferramenta oportuniza também um aprendizado baseado em experiências histórico-cultural no qual a partir de ações proativas professores e estudantes constrói e reconstrói valores e ideias baseado em uma problematização que favorece um ambiente colaborativo e significativo de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Financeira; Narrativa.

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Biografía del autor/a

Elaine de Sousa Teodosio, Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Mestra em Matemática em Rede Nacional pela Universidades Federal do Ceará (UFC). Técnica em Formação Docente na Secretaria de Educação do Ceará (Seduc/Crede 1).

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

TEODOSIO, E. de S. Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 258–268, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5099. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5099. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio