Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421Palabras clave:
Demonstração, Byrne, GeoGebra, EnsinoResumen
Neste trabalho descreve-se o andamento de uma proposta baseada na edição de Oliver Byrne dos Elementos de Euclides, que usa diagramas coloridos. A ideia de Byrne era apresentar as afirmações, as construções e até as provas dos Elementos de Euclides com um uso simples e rigoroso de cores, como forma de sintetizar descrições e argumentações verbais mais explícitas. Na proposta deste estudo o sistema semiótico e a abordagem de Byrne são materializados digitalmente com a utilização de um ambiente de geometria dinâmica, o GeoGebra, e o uso do caso da Proposição XXXIV do Livro I, de Byrne. O recurso interativo no GeoGebra no estilo de Byrne foi criado como um objeto de aprendizagem para a exploração de propriedades e discussões matemáticas e como uma ferramenta para tornar explícita a compreensão e aprendizagem da geometria euclidiana pelos estudantes.
Descargas
Métricas
Citas
ALEXANDERSON, Gerald L. Reviewed of the first six books of the Elements of Euclid. Mathematical Association of America. 2010. Online. Disponível em: https://www.maa.org/publications/maa-reviews/the-first-six-books-of-the-elements-of-euclid Acesso em: 15 ago. 2023.
ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019.
AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetos de aprendizagem: diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada a educação. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 128-148, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1620/1468.
BYRNE, Oliver. The first six books of the elements of Euclid, in which coloured diagrams and symbols are used instead of letters for the greater ease of learners. Londres: William Pickering, 1847. Online. https://doi.org/10.5479/sil.317414.39088000863027
CASTILLO, L. A.; GUTIÉRREZ, R. E.; SÁNCHEZ, I. C. O uso do comando sequência na Elaboração de Simuladores com o software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 106-119, 2020.
https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p106-119
COELHO, Iara Martins; TEIXEIRA, Lucas Santos; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio. Journal of Education Science and Health, Teresina, v. 3, n. 1, 2023. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.178
CLARK, D. B. et al. Rethinking science learning through digital games and simulations: Genres, examples, and evidence. In: The National Research Council Workshop on Gaming and Simulations, 2009, Washington, DC. Disponível em: https://sites.nationalacademies.org/cs/groups/dbassesite/documents/webpage/dbasse_080068.pdf.
GALLO, P.; PINTO, M. G. Professor, esse é o objeto virtual de aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art2-vol2-julho2010.pdf.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HAŠEK, Roman; ZAHRADNÍK, Jan. Study of historical geometric problems by means of CAS and DGS. International Journal for Technology in Mathematics Education, v. 22, n. 2, p. 53-58, 2015. https://doi.org/10.1564/tme_v22.2.02
HAUK, Shandy; SLATEN, Allison; PETERS, Elisabeth; SLATEN, Kelli. Color work to enhance proof-writing in geometry. Journal of the California Mathematics Project, Long Beach, v. 6, n. 1, p. 12–12, 2013. Disponível em: https://jcmp.calstate.edu/jcmp/article/view/19 Acesso em: 10 dez. 2023.
HAWES, Susan M.; KOLPAS, Sid. Oliver Byrne: The Matisse of Mathematics. Mathematical Association of America, 2015. Online. Disponível em: https://www.maa.org/press/periodicals/convergence/oliver-byrne-the-matisse-of-mathematics-biography-1810-1829 Acesso em: 14 ago. 2023.
KALINKE, Marco Aurélio; DEROSSI, Bruna; JANEGITZ, Laíza Erler; RIBEIRO, Marina Silva Nogueira. Tecnologias e educação matemática: um enfoque em lousas digitais e objetos de aprendizagem. In: KALINKE, Marco Aurélio; MOCROSKY, Luciane Ferreira (org.). Educação matemática: pesquisas e possibilidades. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. p.159-186.
KOPER, Rob. Combining re-usable learning resources to pedagogical purposeful units of learning. In: LITTLEJOHN, A. (org.) Reusing online resources: a sustainable approach to eLearning. London: Kogan Page, 2003. p. 1-8.
MENDES, Iran Abreu. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. COCAR, Bélem, ed. esp, n. 14, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5509 Acesso em: 10 dez. 2023.
O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmund F. Oliver Byrne. MacTutor. 2016. Online. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Byrne/ Acesso em: 6 dez. 2023.
PLASS, J. L.; HOMER, B. D.; HAYWARD, E. O. Design factors for educationally effective animations and simulations. Journal of Computing in Higher Education, v. 21, n. 1, p. 31-61, 2009. DOI: 10.1007/s12528-009-9011-x.
PEREIRA, Ana Carolina Costa (org.). Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos. [S. l.]: EdUECE, 2022.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALVES, Verusca Batista. A reconstrução dos círculos de proporção no geogebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, São Paulo: v. 5, p. 19-28, 2019. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/41 Acesso em: 10 dez. 2023.
PONTES, Lívia Monteiro; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A inserção de textos originais na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento Sea Island Mathematical Manual. Revemop, Ouro Preto, v. 3, p. e202101, 2021. https://doi.org/10.33532/revemop.e202101
RIZOS, Ioannis; FOYKAS, Evaggelos. Utilization of “Byrne’s Euclid” in the teaching of geometry to students with special learning difficulties: A qualitative research. European Journal of Education and Pedagogy, London, v. 4, n. 2, p. 139-148, 2023. https://doi.org/10.24018/ejedu.2023.4.2.623
ROUGEUX, Nicholas. Making of Byrne’s Euclid. C82. 2018. Online. Disponível em: https://www.c82.net/blog/?id=79 Acesso em: 15 ago. 2023.
SABBATINI, M. Reflexões críticas sobre o conceito de objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de ciências y matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 3, p. 1-36, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2189/1760.
SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 214-226, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030
SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto; MENDES, Iran Abreu; CASTILLO, Luis Andrés. ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23117, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866.
SANTOS, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos. Objetos e ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de matemática: um estudo de caso para o estágio supervisionado de docência (Dissertação de mestrado). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007
SILVA, Francisco Hemerson Brito da; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Aspectos matemáticos e materiais da fabricação do báculo de Petrus Ramus frente a concepção de licenciandos em Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 165-180, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8031
SILVA JUNIOR, Francimar Miguel da; SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Um primeiro olhar sobre A short Treatise of the Description of the Sector. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 374-385, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8034
TEIXEIRA, Lucas Santos; COELHO, Iara Martins; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 9, n. 2, p. e2002, 2023. https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467
THOMSEN, Marianne; JANKVIST, Uffe Thomas; CLARK, Kathleen Michelle. The interplay between history of Mathematics and Digital Technologies: a review. ZDM – Mathematics Education, Germany, v. 54, p. 1631-1642, 2022. https://doi.org/10.1007/s11858-022-01368-0
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.