Ensino de Estatística por meio da Resolução de Problemas: contribuições de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2010 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10581Palabras clave:
Estatística, Resolução de Problemas, Revisão Sistemática de Literatura, Pós-Graduação Stricto SensuResumen
A educação estatística é importante para desenvolver o raciocínio crítico, permitindo que os indivíduos interpretem dados corretamente, tomem decisões informadas e participem efetivamente da sociedade contemporânea baseada em dados. Este artigo apresenta um estudo acerca de pesquisas de Pós-Graduação Stricto Sensu que abordam o ensino de Estatística e a Resolução de Problemas. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições desses estudos com base em seis categorias pré-estabelecidas: a) problemas investigados e interesses de pesquisa; b) referenciais teóricos; c) procedimentos utilizados; d) campo de investigação e fonte de informações; e) instrumentos de pesquisa e produção de dados; e f) principais resultados e contribuições. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com características de uma Revisão Sistemática de Literatura. O mapeamento de publicações foi empregado como procedimento para levantamento, organização e análise dos dados. As informações foram obtidas a partir da seleção de treze dissertações publicadas de 2010 à 2022 no Catálogo de Teses e Dissertações mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Optou-se pela realização de buscas nesse catálogo, devido à obrigatoriedade dos programas de pós-graduação em informar nele as teses e dissertações. A análise dos resultados permitiu delinear um panorama teórico e metodológico entre as pesquisas estudadas, estabelecendo parâmetros nas convergências de cada pesquisa acerca da Resolução de Problemas no ensino de Estatística. Esse mapeamento fornece uma visão geral das pesquisas recentes no campo e possibilita a identificação de lacunas, avanços e desafios na área, contribuindo para o desenvolvimento de futuras investigações e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Estatística e Resolução de Problemas.
Descargas
Métricas
Citas
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes De La Rosa Onuchic; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria (orgs). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
AZEVEDO, Elizabeth Quirino de. Ensino-aprendizagem das Equações Algébricas através da Resolução de Problemas. 2002. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) –Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, SP, 2002.
BINOTTO, Charlote. Ensino de Estatística por meio da Metodologia de Resolução de Problemas: Uma Proposta Aplicada ao Ensino Médio. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, Pato Branco-PR, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). V. 3. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Secretaria da Educação da Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: MEC/SEF, 2006.
CANTANHÊDE, Regiane Braz da Silva. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Estatística através da Resolução de Problemas: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2015. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, 2015.
CAZORLA, Irene Maurício. Estatística ao alcance de todos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 8. 2004, Recife. Anais. Recife: UFPE, 15 a 18 de julho de 2004.
CHAGAS, Rebeca Meirelles das. Estatística para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental: um estudo dos conceitos mobilizados na resolução de problemas. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC /SP, 2010.
COSTA JUNIOR, José Roberto; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. A importância do letramento estatístico na licenciatura em matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 624–646, 2020.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática.12.ed. São Paulo, Ática. 2007.
ECHEVERRIA, María del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, Juan Ignacio. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver a aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FONTANA, Edmeire Aparecida. A Resolução de Problemas e a Estatística nas Avaliações Externas do Nono Ano do Ensino Fundamental: SAEB e SARESP. 2016. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GAL, Iddo. Adult’s Statistical literacy: Meanings, Components, Responsabilities. International Statistical Review, n. 70, 2002.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019.
LOPES, Celi. A. Espasandin. A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. 1998. 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP,1998.
LOPES, Celi. A. Espasandin. O ensino da Estatística e da probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, jan./ abr. 2008.
LOPES, Celi A. Espasandin. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: LOPES, Celi A. Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Sadoo Ad. (org.). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LOPES, Celi A. Espasandin. Educação Estatística no curso de licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901-915, dez. 2013.
LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013.
MACHADO, Rodrigo Pablo Oliveira. A Educação Estatística no viés da Resolução de Problemas, no Âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus de Ouro Branco, Ouro Branco-MG, 2020.
MORANDI, Maria Isabel W. Motta; CAMARGO, Luis F. Riehs. Revisão sistemática da literatura. In: DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JR, José A. Valle. Design sciencie research: método e pesquisa para avanço da ciência e da tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
MORETTI, Alessandro. O Ensino da Estatística Descritiva a partir da Proposta de Resolução de Problemas. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, 2013.
NUNES, Tamires Rigoti. Sequência Didática de Estatística Contextualizada com a Pandemia de Covid-19 para o 8º Ano do Ensino Fundamental. 2021. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus-BA, 2021.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhando volume de cilindros através da resolução de problemas. Educação Matemática em Revista –RS, v. 10, n. 1, p. 95-103, 2009.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.p. 199-218.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PEREIRA, Waldecyr Cavalcanti de Araújo. Resolução de Problemas Criativos: Ativação da Capacidade de Pensar. Brasília: EMBRAPA-DID, 1980.
ROCHA, Patrícia Melo. A Resolução de Problemas no Ensino de Estatística: uma contribuição na formação inicial do professor de matemática. 2016. 254 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande-PB, 2016.
SACCO, Tatiane Patricia Valotto. Análise de duas metodologias distintas para o ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental: metodologia tradicional e contextualizada. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2015.
SEVERO, Alan Junior. Literacia Estatística no Ensino Médio: Desafios e Possibilidades em uma Proposta a partir da Resolução de Problemas segundo o GTERP. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, SP, 2021.
SILVA, Giane Correia. O Ensino de Estatística na Educação de Jovens e Adultos: Contribuições da Metodologia da Metodologia da Resolução de Problemas para o Ensino Médio. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa-PR, 2018.
SILVA, Giane Correia; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Ensino de estatística na licenciatura em matemática por meio da metodologia da resolução de problema. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 21, p. 503–521, 2021.
SOUTO, Ivonildo Ferreira Martins. Uma proposta de ensino aprendizagem de estatística básica para o 9º ano, por meio de situações problema do cotidiano. 2021. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugre-MT, 2021.
SOUZA, Natália Galvão Simão de. Ensino de Conceitos Estatísticas no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Instrução Baseada em Equivalência. 2020. 79 f. Dissertação (Ensino e História das Ciências e da Matemática) – Universidade Federal do ABC, 2020.
STURION, Leonardo et al. As dificuldades dos professores de Estatística na utilização de tecnologias midiáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 4, p. 78–93, 2018.
VAN DE WALLE, John A Van de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VARGAS, Glaucia Garcia Bandeira de. A metodologia da Resolução de Problemas e o ensino de Estatística no nono ano do Ensino Fundamental. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Roberto Lúcio Ferreira, Thiago Beirigo Lopes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.