O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Thalya Cristiny Sousa Masseno EEEP Professor Francisco Aristóteles de Sousa
  • Ana Carolina Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2979

Palavras-chave:

Números Triangulares., História da Matemática., Material Manipulável.

Resumo

Este estudo, é uma proposta de atividades didáticas envolvendo o conteúdo de sequências numéricas por meio dos números triangulares, partindo do estudo documental de pesquisas já realizadas sobre o tema. A sequência numérica é um assunto que muitos alunos têm dificuldade, principalmente porque eles não conseguirem enxergar o infinito, muito menos, a soma de elementos infinitas vezes. Por esse motivo, esta pesquisa foi desenvolvida para o professor ter um novo apoio pedagógico, tendo como objetivo conhecer as contribuições dos números triangulares para o estudo de sequências numéricas por meio de atividades didática no ensino médio. Através de atividades que utilizam a história da matemática e material manipulável no estudo dos números triangulares. Para produção deste estudo, foram utilizados a pesquisa documental e bibliográfica, pois analisamos estudos sobre os números triangulares. Dentre elas, estavam a história da matemática, os conceitos matemáticos dos números triangulares, e as que trabalhavam com materiais manipuláveis. Portanto, foram elaboradas atividades, que auxiliarão os professores no ensino de sequência numérica. Podendo ser realizadas com a sequência didática ou com as atividades orientadoras de estudos.

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Referências

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Publicado

2020-04-11

Como Citar

MASSENO, T. C. S.; PEREIRA, A. C. C. O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 103–115, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v7i19.2979. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2979. Acesso em: 28 mar. 2024.

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