Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau
conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3579Palavras-chave:
Teoria/Prática, Cotidiano, Relação Dialógica, Função Polinomial do 1º GrauResumo
O presente trabalho é resultante de uma experiência de ensino que teve por objetivo estabelecer relação dialógica entre conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas vivenciadas por estudantes do Ensino Médio na exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau. Trata-se de uma experiência desenvolvida no âmbito de um curso de aprofundamento de conteúdos matemáticos junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual cearense. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa, materializado pela técnica da observação e anotações provenientes do caderno de campo. A experiência a que se refere este estudo é sustentada na base teórica da Educação Matemática e na revisão do conteúdo matemático. Os estudantes mobilizaram estratégias pessoais, expondo o pensamento reflexivo crítico na resolução das situações-problema propostas. O professor estimulou os estudantes a questionarem e participarem das aulas. Considera-se que essa experiência de ensino proporcionou construção do conhecimento e aprofundamento do conteúdo matemático.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 25 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 122 p.
CAMILLO, Javier Giraldo Huaman; CUEVA, Francis Esmeralda Ibarguen.; VARGAS, Isabel Menacho. Trabalho cooperativo e aprendizagem significativa em matemática em estudantes universitários de Lima. Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. 1-13, 2020.
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3079. Acesso em: 05 mai. 2020.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petropólis/RJ: Vozes, 2014.
GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JR, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática Fundamental – uma nova abordagem. 2 ed. São Paulo: FTD, 2011.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. Coleção formação de professores.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. O uso do software Geogebra no ensino da Geometria Analítica: experiências vivenciadas no contexto escolar. Educação Matemática em Revista, n. 45, p. 40-47, 2015. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/458. Acesso em: 05 jul. 2019.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Maria Socorro Lucena. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. In: BARBOZA, Pedro Lucio (org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula em Matemática. Série estudos reunidos. V. 62. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019. p. 73-86.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; SILVA, Romaro Antônio; LIMA, Maria Socorro Lucena. Integração e diversidade: contribuições da Etnomatemática para a formação do educador. In:
MATTOS, José Roberto Linhares de; SILVA, Romaro Antônio (org.). Etnomatemáticas em vários contextos. Macapá/AP: EDIFAP, 2020. p. 89-116.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luciana Rodrigues Leite, Rita de Cássia do Nascimento, Regiane Rodrigues Araújo, Maria Socorro Lucena Lima (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.