As narrativas Wassu-Cocal: a identidade de uma etnia na contramão dos sentidos da BR-101
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v8.e15927Palavras-chave:
Wassu-Cocal, Narrativas orais, Identidade cultural, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Esta pesquisa investiga o papel das narrativas orais na manutenção da identidade cultural da etnia indígena alagoana Wassu-Cocal. Por meio da Análise do Discurso pecheutiana, o estudo examina três narrativas tradicionais e discute como elas expressam valores simbólicos e históricos que confrontam a visão dominante que associa a identidade Wassu-Cocal aos acidentes e incidentes da BR-101, rodovia que corta seu território. Ao longo do estudo, busca-se compreender como as histórias contadas pelos anciãos são fundamentais para a transmissão de saberes e a resistência cultural desse povo, constituindo-se em riqueza material e simbólica de seu território sagrado. Por fim, conclui-se que a integração dessas narrativas ao currículo escolar indígena pode ser uma importante estratégia de letramento cultural voltado à afirmação da identidade dessa etnia e a consequente resistência ao processo contínuo de colonização que atinge ainda hoje os povos indígenas do Brasil.
Downloads
Referências
CONTO. In: BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011a.
CONTO. In: CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
CONTO. In: GEIGER, Paulo (Org.). Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011b.
LENDA. In: BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011a.
LENDA. In: GEIGER, Paulo (Org.). Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011b.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso: fato, dado, exterioridade In.: ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípio e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.
ORLANDI, Eni. Terra à vista - Discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. Campinas: Unicamp, 2008.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
SANTOS, Lavoisier Almeida de. O antigo discurso do Novo Ensino Médio na tela: memória e silenciamento. 2020. 181 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura: Maceió, 2020.
SANTOS, Lavoisier Almeida dos. “Mataram o menino”: sintaxe e discursividade no ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Veredas, Revista de Estudos Linguísticos, v. 28, n.1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43487. Acesso: 09 jan. 2025.
SILVA, Aricleia Rosa da et al.; Meus anciões contavam. Curso de Licenciatura intercultural indígena em Pedagogia: Clind – Uneal, 2022, no prelo.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Lavoisier Almeida dos Santos, Elizabete Gercina da Silva Martins, Valci Melo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







