As narrativas Wassu-Cocal: a identidade de uma etnia na contramão dos sentidos da BR-101

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v8.e15927

Palavras-chave:

Wassu-Cocal, Narrativas orais, Identidade cultural, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa investiga o papel das narrativas orais na manutenção da identidade cultural da etnia indígena alagoana Wassu-Cocal. Por meio da Análise do Discurso pecheutiana, o estudo examina três narrativas tradicionais e discute como elas expressam valores simbólicos e históricos que confrontam a visão dominante que associa a identidade Wassu-Cocal aos acidentes e incidentes da BR-101, rodovia que corta seu território. Ao longo do estudo, busca-se compreender como as histórias contadas pelos anciãos são fundamentais para a transmissão de saberes e a resistência cultural desse povo, constituindo-se em riqueza material e simbólica de seu território sagrado. Por fim, conclui-se que a integração dessas narrativas ao currículo escolar indígena pode ser uma importante estratégia de letramento cultural voltado à afirmação da identidade dessa etnia e a consequente resistência ao processo contínuo de colonização que atinge ainda hoje os povos indígenas do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lavoisier Almeida dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

É graduado em Letras e em Filosofia, Mestre em Educação (PPGE-UFAL), Doutor em Letras e Linguística (PPGLL-UFAL) e Pós-Doutor em Linguística e Literatura (PPGLL-UFAL). Atua como professor efetivo nas redes estaduais de Sergipe e de Alagoas e como bolsista do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Letras e de Pedagogia em Educação Escolar Quilombola da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas: História e Discurso – GPPHeD da Universidade Federal de Alagoas.

Elizabete Gercina da Silva Martins, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada no Curso de Licenciatura Intercultural indígena em Língua Portuguesa e suas literaturas, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e agente administrativo educacional na Escola Estadual Indígena Marlene Marques.

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia e em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação. É docente do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde lidera o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas: História e Discurso - GPPHeD. 

Referências

CONTO. In: BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011a.

CONTO. In: CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CONTO. In: GEIGER, Paulo (Org.). Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011b.

LENDA. In: BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011a.

LENDA. In: GEIGER, Paulo (Org.). Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011b.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso: fato, dado, exterioridade In.: ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípio e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.

ORLANDI, Eni. Terra à vista - Discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. Campinas: Unicamp, 2008.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

SANTOS, Lavoisier Almeida de. O antigo discurso do Novo Ensino Médio na tela: memória e silenciamento. 2020. 181 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura: Maceió, 2020.

SANTOS, Lavoisier Almeida dos. “Mataram o menino”: sintaxe e discursividade no ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Veredas, Revista de Estudos Linguísticos, v. 28, n.1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43487. Acesso: 09 jan. 2025.

SILVA, Aricleia Rosa da et al.; Meus anciões contavam. Curso de Licenciatura intercultural indígena em Pedagogia: Clind – Uneal, 2022, no prelo.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Publicado

03-01-2026

Como Citar

SANTOS, L. A. dos; MARTINS, E. G. da S.; MELO, V. As narrativas Wassu-Cocal: a identidade de uma etnia na contramão dos sentidos da BR-101. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 8, p. e15927, 2026. DOI: 10.47149/pemo.v8.e15927. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15927. Acesso em: 7 jan. 2026.