As narrativas Wassu-Cocal: a identidade de uma etnia na contramão dos sentidos da BR-101

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v8.e15927

Palabras clave:

Wassu-Cocal, Narrativas orais, Identidade cultural, Ensino de Língua Portuguesa

Resumen

Esta pesquisa investiga o papel das narrativas orais na manutenção da identidade cultural da etnia indígena alagoana Wassu-Cocal. Por meio da Análise do Discurso pecheutiana, o estudo examina três narrativas tradicionais e discute como elas expressam valores simbólicos e históricos que confrontam a visão dominante que associa a identidade Wassu-Cocal aos acidentes e incidentes da BR-101, rodovia que corta seu território. Ao longo do estudo, busca-se compreender como as histórias contadas pelos anciãos são fundamentais para a transmissão de saberes e a resistência cultural desse povo, constituindo-se em riqueza material e simbólica de seu território sagrado. Por fim, conclui-se que a integração dessas narrativas ao currículo escolar indígena pode ser uma importante estratégia de letramento cultural voltado à afirmação da identidade dessa etnia e a consequente resistência ao processo contínuo de colonização que atinge ainda hoje os povos indígenas do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lavoisier Almeida dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

É graduado em Letras e em Filosofia, Mestre em Educação (PPGE-UFAL), Doutor em Letras e Linguística (PPGLL-UFAL) e Pós-Doutor em Linguística e Literatura (PPGLL-UFAL). Atua como professor efetivo nas redes estaduais de Sergipe e de Alagoas e como bolsista do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Letras e de Pedagogia em Educação Escolar Quilombola da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas: História e Discurso – GPPHeD da Universidade Federal de Alagoas.

Elizabete Gercina da Silva Martins, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada no Curso de Licenciatura Intercultural indígena em Língua Portuguesa e suas literaturas, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e agente administrativo educacional na Escola Estadual Indígena Marlene Marques.

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia e em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação. É docente do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde lidera o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas: História e Discurso - GPPHeD. 

Citas

CONTO. In: BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011a.

CONTO. In: CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CONTO. In: GEIGER, Paulo (Org.). Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011b.

LENDA. In: BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011a.

LENDA. In: GEIGER, Paulo (Org.). Novíssimo Aulete: dicionário contemporâneo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011b.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso: fato, dado, exterioridade In.: ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípio e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.

ORLANDI, Eni. Terra à vista - Discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. Campinas: Unicamp, 2008.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

SANTOS, Lavoisier Almeida de. O antigo discurso do Novo Ensino Médio na tela: memória e silenciamento. 2020. 181 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura: Maceió, 2020.

SANTOS, Lavoisier Almeida dos. “Mataram o menino”: sintaxe e discursividade no ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Veredas, Revista de Estudos Linguísticos, v. 28, n.1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43487. Acesso: 09 jan. 2025.

SILVA, Aricleia Rosa da et al.; Meus anciões contavam. Curso de Licenciatura intercultural indígena em Pedagogia: Clind – Uneal, 2022, no prelo.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Publicado

2026-01-03

Cómo citar

SANTOS, L. A. dos; MARTINS, E. G. da S.; MELO, V. As narrativas Wassu-Cocal: a identidade de uma etnia na contramão dos sentidos da BR-101. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 8, p. e15927, 2026. DOI: 10.47149/pemo.v8.e15927. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15927. Acesso em: 7 ene. 2026.