Sala de professores como lugar de memória: narrativas de docentes aposentados no interior da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15388

Palavras-chave:

Experiência, Memória Social, Saberes, Sala de Professores.

Resumo

Este trabalho concebe a sala de professores como um lugar para a (re)construção de memória de docentes aposentados. As análises basearam-se no mapeamento teórico de dados científicos acerca da temática e na coleta de testemunhos fundamentados nas discussões de Halbwachs (1990), Ricoeur (2007), Benjamin (1987), De Benedictis (2020), Nora (1993) e Bondía (2002). O método fenomenológico-hermenêutico possibilitou visibilidade aos testemunhos, valorizando suas contribuições e impressões das memórias construídas na sala de professores, seus saberes e experiências. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas e uma “oficina de memória”. Por meio das análises, podemos perceber a relevância do olhar do docente aposentado sobre suas memórias construídas na sala de professores, do trabalho realizado com os alunos, dos deleites, mas também das dificuldades vivenciadas tanto no exercício da profissão como no percurso da aposentadoria, do esquecimento. As memórias (re)construídas se constituíram como rastro da vivência dos professores aposentados na sociedade aracatuense.

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Biografia do Autor

Iraci Souza Nunes Marques, Secretaria de Educação da Bahia

Membro pesquisadora do Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação – NUAMSEE

Nerêida Maria Santos Mafra de Benedictis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular da Área de Ensino do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade;Professora do Programa de Pos-Graduação em Educação- PPGED/UESB; Líder do Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação – NUAMSEE

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Publicado

17-09-2025

Como Citar

MARQUES, I. S. N.; BENEDICTIS, N. M. S. M. de. Sala de professores como lugar de memória: narrativas de docentes aposentados no interior da Bahia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15388, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15388. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15388. Acesso em: 5 dez. 2025.