Sala de professores como lugar de memória: narrativas de docentes aposentados no interior da Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15388

Palabras clave:

Experiência, Memória Social, Saberes, Sala de Professores.

Resumen

Este trabalho concebe a sala de professores como um lugar para a (re)construção de memória de docentes aposentados. As análises basearam-se no mapeamento teórico de dados científicos acerca da temática e na coleta de testemunhos fundamentados nas discussões de Halbwachs (1990), Ricoeur (2007), Benjamin (1987), De Benedictis (2020), Nora (1993) e Bondía (2002). O método fenomenológico-hermenêutico possibilitou visibilidade aos testemunhos, valorizando suas contribuições e impressões das memórias construídas na sala de professores, seus saberes e experiências. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas e uma “oficina de memória”. Por meio das análises, podemos perceber a relevância do olhar do docente aposentado sobre suas memórias construídas na sala de professores, do trabalho realizado com os alunos, dos deleites, mas também das dificuldades vivenciadas tanto no exercício da profissão como no percurso da aposentadoria, do esquecimento. As memórias (re)construídas se constituíram como rastro da vivência dos professores aposentados na sociedade aracatuense.

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Biografía del autor/a

Iraci Souza Nunes Marques, Secretaria de Educação da Bahia

Membro pesquisadora do Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação – NUAMSEE

DE BENEDICTIS, Profesor del área de Docencia del Departamento de Geografía y del Programa de Posgrado en Educación – PPGED/UESB

Nereida María Santos Mafra De Benedictis,
Profesor Titular del Área de Docencia del Departamento de Geografía de la Universidad Estadual del Sudoeste de Bahía – UESB; Doctorado en Memoria, Lenguaje y Sociedad; Profesor del Programa de Postgrado en Educación – PPGED/UESB; Líder del Centro de Análisis de la Memoria Social, el Espacio y la Educación – NUAMSEE

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Publicado

2025-09-17

Cómo citar

MARQUES, I. S. N.; BENEDICTIS, N. M. S. M. de. Sala de professores como lugar de memória: narrativas de docentes aposentados no interior da Bahia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15388, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15388. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15388. Acesso em: 15 dic. 2025.