Sala de professores como lugar de memória: narrativas de docentes aposentados no interior da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15388Palavras-chave:
Experiência, Memória Social, Saberes, Sala de Professores.Resumo
Este trabalho concebe a sala de professores como um lugar para a (re)construção de memória de docentes aposentados. As análises basearam-se no mapeamento teórico de dados científicos acerca da temática e na coleta de testemunhos fundamentados nas discussões de Halbwachs (1990), Ricoeur (2007), Benjamin (1987), De Benedictis (2020), Nora (1993) e Bondía (2002). O método fenomenológico-hermenêutico possibilitou visibilidade aos testemunhos, valorizando suas contribuições e impressões das memórias construídas na sala de professores, seus saberes e experiências. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas e uma “oficina de memória”. Por meio das análises, podemos perceber a relevância do olhar do docente aposentado sobre suas memórias construídas na sala de professores, do trabalho realizado com os alunos, dos deleites, mas também das dificuldades vivenciadas tanto no exercício da profissão como no percurso da aposentadoria, do esquecimento. As memórias (re)construídas se constituíram como rastro da vivência dos professores aposentados na sociedade aracatuense.
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