Quando as flores encaram o sol quadrado: currículo, exclusão e resistência trans no cárcere
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15328Palavras-chave:
Identidade de gênero, Exclusão escolar, Educação prisionalResumo
Este artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa voltada à compreensão das experiências educacionais de mulheres transexuais privadas de liberdade no Estado do Pará. A pesquisa analisou suas narrativas sobre o currículo escolar, evidenciando os obstáculos enfrentados tanto antes quanto durante o encarceramento. Por meio de entrevistas estruturadas, fundamentadas na História Oral Temática, com dez alunas da Unidade de Custódia e Reinserção Santa Izabel VI, emergiram relatos marcados por exclusões, discriminações e pela ausência de políticas públicas que considerem a diversidade de gênero. As análises destacam a urgência de reformulações curriculares e de ações formativas contínuas para educadores, de modo a garantir o direito à educação a partir de uma perspectiva interseccional, que reconheça e valorize as existências trans no contexto prisional.
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