Instituições educativas de tempo integral: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14266Palavras-chave:
Educação Integral, Escola em Tempo Integral, Espaço/Tempo EscolarResumo
Objetivou-se mapear produções científicas referentes à escola de tempo integral, buscando aprofundar os estudos nessa temática e encontrar possíveis lacunas. Para realizar a pesquisa, foram utilizadas diversas bases de dados eletrônicas, incluindo SciELO, BDTD, CAPES, Repositório da Universidade Federal da Grande Dourados e Google Acadêmico, com descritores específicos e operadores booleanos para a seleção e análise dos trabalhos. Os resultados mais significativos incluem a identificação de 16 produções acadêmicas relevantes que se relacionam diretamente com o tema, destacando a predominância de pesquisas realizadas por mulheres e uma concentração temporal posterior ao período de incentivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), decretado em 2007. As principais conclusões apontam para a existência de uma base sólida para futuras investigações, embora ainda sejam necessárias pesquisas mais aprofundadas para superar os obstáculos, lacunas e ausências históricas identificadas, contribuindo para a compreensão e melhoria das escolas de tempo integral no Brasil.
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