Instituições educativas de tempo integral: revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14266

Palabras clave:

Educação Integral, Escola em Tempo Integral, Espaço/Tempo Escolar

Resumen

Objetivou-se mapear produções científicas referentes à escola de tempo integral, buscando aprofundar os estudos nessa temática e encontrar possíveis lacunas. Para realizar a pesquisa, foram utilizadas diversas bases de dados eletrônicas, incluindo SciELO, BDTD, CAPES, Repositório da Universidade Federal da Grande Dourados e Google Acadêmico, com descritores específicos e operadores booleanos para a seleção e análise dos trabalhos. Os resultados mais significativos incluem a identificação de 16 produções acadêmicas relevantes que se relacionam diretamente com o tema, destacando a predominância de pesquisas realizadas por mulheres e uma concentração temporal posterior ao período de incentivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), decretado em 2007. As principais conclusões apontam para a existência de uma base sólida para futuras investigações, embora ainda sejam necessárias pesquisas mais aprofundadas para superar os obstáculos, lacunas e ausências históricas identificadas, contribuindo para a compreensão e melhoria das escolas de tempo integral no Brasil.

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Biografía del autor/a

Aparecida Karina Martins Augusto, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação e Mestrado em História. Doutorado e Pós-doutorado em Educação. Professora Associada III, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

2024-10-18

Cómo citar

AUGUSTO, A. K. M.; FURTADO, A. C. Instituições educativas de tempo integral: revisão de literatura: . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e14266, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14266. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14266. Acesso em: 22 dic. 2024.