Difusão e democratização de conhecimento em tempos de produtivismo acadêmico-científico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14260

Palabras clave:

Pesquisa em educação, Pós-graduação, Produtivismo, Produção de conhecimento

Resumen

Partindo da pesquisa em educação como objeto de análise, o objetivo deste artigo é debater sobre como o conceito de produtivismo acadêmico nos ajuda a compreender a produção de conhecimento em educação e seu processo de divulgação e de difusão frente às exigências produtivas que dirigem a pós-graduação brasileira. Problematizamos a situação atual desse debate quando a política brasileira de pós-graduação enfatiza a produção da pesquisa como critério de avaliação institucional, homogeneizando métricas que podem contribuir para possíveis fragilidades teórico-metodológicas. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com aporte teórico pautado na abordagem marxista que articula a condição econômico-político-social da sociedade capitalista à produção de conhecimento em educação. Nesse sentido, afirmamos a necessidade do debate sobre o movimento de pesquisa frente às pressões produtivas e a forma como essa demanda subverte a lógica do conhecimento como bem comum à lógica do mercado, ressignificando a própria ideia da produção de conhecimento.

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Biografía del autor/a

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC). 

Fabiana de Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM), pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/UFRRJ).

Joyce da Costa Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM), pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE/UFRRJ).

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Publicado

2024-10-17

Cómo citar

MOURA, A. de C.; SANTOS, F. de O. dos; LIMA, J. da C. Difusão e democratização de conhecimento em tempos de produtivismo acadêmico-científico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e14260, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14260. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14260. Acesso em: 28 oct. 2024.