Formação docente e inclusão: o papel essencial da educação contínua no ensino de Física para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12602

Palavras-chave:

Educação de estudantes surdos, Formação de professores, Ensino de Física

Resumo

Este estudo investiga a dificuldade na inclusão de alunos surdos, sob a perspectiva das lacunas na formação de professores de física ao ensino para alunos surdos, destacando a insuficiente carga horária dedicada à Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante a graduação. Com base em uma revisão bibliográfica e um questionário aplicado a 37 professores de Física do Pará, coletados em outubro de 2022, constatou-se que apenas 37,8% dos docentes tiveram formação em Libras. Muitos enfrentam dificuldades significativas ao ensinar alunos com deficiência auditiva. A maioria dos professores não participou de cursos de Libras após a graduação, sendo que os que buscaram capacitação o fizeram por iniciativa própria. Os resultados sugerem a necessidade de revisão dos currículos de Licenciatura em Física para aumentar o treinamento em Libras, além de investimentos em formação continuada, materiais didáticos especializados e intérpretes, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.

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Biografia do Autor

Luciane Vieira Malcher, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Fisica, pela Universidade do Estado do Pará

Emilia Xavier Medeiros, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Cássio da Cruz Nogueira, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Física pela UFPA. Bolsista de Iniciação Científica associado ao LCT (Laboratório de Computação e Telecomunicações) do Instituto de Tecnologia (ITEC) 2018-2019-2020. Graduação em andamento em Bacharelado em Física pela UFPA.

Isabela dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Pará. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA).

Yuri Alves Mendes, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Física pela UFPA. Possui experiência de atuação no meio educacional particular.

 

Alcides Inácio Sousa Simião, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação. Especialista em Libras. Especialista em tradução e interpretação de Libras. Especialista em Educação Inclusiva. Licenciatura em Letras / Libras. Graduado em Tecnologia. Professor associado ao Departamento de Educação Especializada – DEES.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

MALCHER, L. V.; MEDEIROS, E. X.; NOGUEIRA, C. da C.; CARVALHO, I. dos S.; MENDES, Y. A.; SIMIÃO, A. I. S. Formação docente e inclusão: o papel essencial da educação contínua no ensino de Física para surdos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12602, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12602. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12602. Acesso em: 3 dez. 2024.