O lugar da educação inclusiva na formação continuada: ações no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49282Palabras clave:
Educação inclusiva, Formação continuada, Trabalho colaborativoResumen
Este escrito teve por objetivo investigar ações que vêm sendo desenvolvidas na promoção da educação inclusiva na formação continuada em municípios brasileiros, compreendendo que as discussões acerca desse tema são relevantes e despertam inquietações nos professores. Apoiando-se numa perspectiva qualitativa, realizou-se pesquisa bibliográfica, tomando por base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio da análise interpretativa, investigou-se 12 trabalhos, sendo 05 teses e 07 dissertações, publicados no interstício de 2017 e 2021. Os resultados apontam a prevalência de ações conjuntas entre professores e demais profissionais da educação para a construção de proposta inclusiva e a necessidade do fortalecimento da formação continuada, de modo a contemplar estratégias de melhoria das práticas pedagógicas e situações cotidianas do contexto inclusivo.
Descargas
Citas
ARARUNA, Maria Rejane. Articulação entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor do ensino comum: Um estudo das perspectivas do trabalho colaborativo em duas escolas municipais de Fortaleza. 2018. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 2 jul. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial/MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
BRITO, R. M. A. de. Formação continuada crítico-colaborativa na educação de jovens e adultos: uma experiência com enfoque na inclusão de educandos com deficiência. 2021. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
BUENO, Melina Brandt. Educação de Jovens e Adultos: Formação continuada colaborativa entre professores da sala comum e educação especial. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2019.
DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
EVANGELISTA, R. R. do N. Formação e atuação de professores de alunos com deficiência. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.
FIGUEIREDO, R. V. de; POULIN, J. Construindo uma escola inclusiva. In: MACHADO, R.; MANTOAN, M. T. E. (org.). Educação e Inclusão: Entendimento, proposições e práticas. Blubenau: Edifurb, 2020.
HILBIG, M. C. V. Formação de professores para a inclusão de estudantes da educação especial nas escolas das Águas do Pantanal. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2021.
LIMA, A. P. de H. et al. A interlocução entre professores de Sala de Recursos Multifuncioais (SRM) e sala regular: desafios e possibilidades. In: GOMES, R. V. B. et al. (Orgs.). Educação inclusiva e educação especial: perspectiva na aprendizagem escolar. Fortaleza: Imprece, 2019. p. 139-222.
MIRANDA, L. H. M. de. Necessidades formativas dos professores do ensino fundamental II quanto à inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE). 2020. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
NORDONY, D. G. M. Inclusão escolar: desafios e possibilidades evidenciados na profissão docente, na rede municipal de Silvânia-GO. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2021.
NUNES, M. V. T. C. Necessidades formativas de professores da rede pública municipal de Fortaleza: diálogo com a educação inclusiva. 2022. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.
PEREIRA, R. M. da R. O trabalho colaborativo no contexto da escola Inclusiva. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.
SALOMÃO, C. J. R. Possibilidades de interlocução da coordenação pedagógica com o professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente. 2019. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
SILVA, A. F. da. Diálogos formativos para práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
SILVA, M. C. da. Programa de Colaboração Docente na Educação Infantil: a sala de recursos como mediador de desenvolvimento profissional para inclusão. 2019. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
WISCH, T. F. Contextos emergentes no Colégio de Aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva. 2020. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Vívian Almada Dutra Salmito, Rafaela de Oliveira Falcão Freitas, Giovana Maria Belém Falcão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.