Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49168

Palabras clave:

Crianças, Narrativas, Iniciação científica

Resumen

Este artigo objetiva apresentar, de forma descritiva-reflexiva, os momentos da pesquisa realizada com crianças em um Centro de Educação Infantil – CEI, no interior do estado do Ceará (CE), e o progresso das pesquisadoras de iniciação científica. Para isso, analisamos as fotografias e os vídeos da primeira fase dessa investigação, entre 2020 e 2021. Nesse sentido, Passeggi (2016), Costa e Astigarraga (2021), Bruner (1997), entre outros, compõem o embasamento teórico que fundamenta essas reflexões. Por fim, pôde-se chegar à conclusão de que as crianças têm muito a nos dizer e a inspiração lúdica de um boneco Alien-entrevistador, baseada em pesquisas de Passeggi; Lani-Bayle (et al, 2018), contribuiu muito para propor práticas pedagógicas e uma nova metodologia de pesquisa.

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Biografía del autor/a

Camila Alves dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas - GEPAS.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Citas

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Publicado

2022-11-21

Cómo citar

SANTOS, C. A. dos .; ASTIGARRAGA, A. A. . Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49168, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49168. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9168. Acesso em: 22 jul. 2024.