Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49168

Palabras clave:

Crianças, Narrativas, Iniciação científica

Resumen

Este artigo objetiva apresentar, de forma descritiva-reflexiva, os momentos da pesquisa realizada com crianças em um Centro de Educação Infantil – CEI, no interior do estado do Ceará (CE), e o progresso das pesquisadoras de iniciação científica. Para isso, analisamos as fotografias e os vídeos da primeira fase dessa investigação, entre 2020 e 2021. Nesse sentido, Passeggi (2016), Costa e Astigarraga (2021), Bruner (1997), entre outros, compõem o embasamento teórico que fundamenta essas reflexões. Por fim, pôde-se chegar à conclusão de que as crianças têm muito a nos dizer e a inspiração lúdica de um boneco Alien-entrevistador, baseada em pesquisas de Passeggi; Lani-Bayle (et al, 2018), contribuiu muito para propor práticas pedagógicas e uma nova metodologia de pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Alves dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas - GEPAS.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Citas

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CONCEIÇÃO, José Luis Monteiro da; SILVA, Sirneto Vicente da; COSTA, Michel da. Avaliações externas: implicações para as práticas pedagógicas dos professores da educação básica. Revista Cocar, [s. l.], v. 16, n. 34, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4951. Acesso em: 17 mar. 2022.

COSTA, A. M. DA.; ASTIGARRAGA, A. A. As narrativas sobre ser criança: do desencanto ao encantamento em trajetória de acadêmico a pesquisador. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6295

LANI-BAYLE, M. Quando as crianças falam de sua escola e (nos) ensinam.... Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 15, p. 954-969, 11 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p954-969

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Desafios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica com crianças. In: PASSEGGI, Maria da Conceição et al, (org.). Pesquisa (auto)biográfica em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 45-72. ISBN 978-85-425-0842-0. 730 p.: PDF; 7,72 mb.

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. L’enfance à l’école: scénarios et enjeux de la Recherche avec des enfants au Brésil. In: LANI-BAYLE, Martine et PASSEGGI, Maria da Conceição. Raconter l’ école: à l’écoute de vécus scolaires en Europe et au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2014. p. 33-47.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Nada para a criança, sem a criança. In: PASSEGGI, Maria da Conceição et al, (org.). Pesquisa (auto)biográfica em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 103-121, 2018. ISBN 978-85-425-0842-0. 730 p.: PDF; 7,72 mb.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6195624. Acesso em: 19 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 658-675, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300005. Acesso em: 9 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005

Publicado

2022-11-21

Cómo citar

SANTOS, C. A. dos .; ASTIGARRAGA, A. A. . Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49168, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49168. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9168. Acesso em: 21 nov. 2024.