Gênero, interseccionalidade e ensino de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49167

Palabras clave:

Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Ensino de História, Interseccionalidade

Resumen

Este texto investigou sobre as reverberações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no Plano Nacional do Livro Didático (PLND) para o ensino de história. Foi investigado sobre os impactos da reformulação curricular para os assuntos voltados aos estudos de gênero, relações étnico-raciais e população indígena. Para isso, foram utilizados como referenciais teórico metodológicos os estudos da interseccionalidade, Crenshaw (2009), currículo, de Sacristán (2013), Gabriel (2019), Monteiro & Penna (2011), e, de consciência histórica de Jörn Rüsen (2011). Diante da pertinência dos assuntos apontados, percebeu-se que, a partir da BNCC, existiu uma fragmentação dos conteúdos, em especial das temáticas que abordam os estudos de gênero, relações étnico-raciais e população indígena.

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Biografía del autor/a

Elenice de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE-UFSC, professora na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Guarapuava-PR, com a disciplina de sociologia. Graduada em História (2008) Unicentro.

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGH-UDESC. Mestre em História (2016), Unicentro.  Professor colaborador no departamento de história da Universidade Estadual do Centro-oeste-Unicentro, Doutor em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Relações de Gênero e Família LABGEF-UDESC. Pesquisador sobre estudos de gênero, infâncias e ensino de história. Trabalho resulta de discussões em conjunto com a coautora durante formação pedagógica para implementação do novo ensino médio em colégios estaduais de Guarapuava, Paraná.

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Publicado

2022-11-21

Cómo citar

PAULA, . E. de .; ZALUSKI, J. L. . Gênero, interseccionalidade e ensino de história. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49167, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49167. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9167. Acesso em: 21 nov. 2024.