As fronteiras caíram e você lá trabalhando : maternidade e pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49166

Palabras clave:

Maternidade, Pandemia, Docência, Universidade

Resumen

O presente estudo tem como objetivo conhecer os contextos de trabalho de mulheres, mães e docentes universitárias de Instituições Federais do Nordeste brasileiro, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Para o desenvolvimento desta produção, nos apoiamos teoricamente nas perspectivas do feminismo decolonial e interseccional e na técnica de Entrevista Narrativa elaborada por Schutze, (2013). A coleta do material empírico ocorreu a partir das narrativas de quatro mulheres voluntárias que descreveram os desafios e dificuldades que atravessaram no desenvolvimento das suas atividades domésticas, laborais e nos cuidados parentais durante o isolamento social. Destarte, a pesquisa em tela conduziu ao entendimento da necessidade de se promover uma discussão que possibilite a reflexão acerca do lugar da mulher, mãe na sociedade, visto que estas foram duramente impactadas durante a pandemia pelas opressões de gênero, a partir da sobreposição laboral com as atividades acadêmicas, domésticas e maternais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joselha Marculino de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande-(UFCG), Bolsista Fapesq-PB e membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais- GIEPELPS/UFCG. 

Daiane Pereira Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Bolsista do projeto de extensão Mulheres Acadêmicas Ensinam – MÃES e integrante do grupo de estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação – GIPE.

Juliana Silva Santana, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC) – Bolsista CAPES. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, curso de Pedagogia.

Citas

BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoED2403

HOOKS, B. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

ROCHA, M. N. P. Mulheres na ciência: uma avaliação das políticas públicas de apoio à maternidade implementadas no âmbito da pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/67673/3/2022_dis_mnprocha.pdf. Acesso em: 06 de ago. 2022.

ROLIM, K. H. B et al. E quem cuida das minhas crianças? o home office para mães trabalhadoras da educação durante a pandemia da COVID-19. In: XII Fórum Internacional de Pedagogia, 2021, Cajazeiras. Anais [...] Cajazeiras, 2021, p. 1-12. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/423855.pdf. Acesso em: 01 ago. 2022.

SCHUTZE. E. Pesquisa bibliográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF,N. (Org.) Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 210-222.

SHOR, I.; FREIRE, P. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

VERGÈS, F. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

WELLER, W.; ZARDO, S. P. Entrevista narrativa com especialistas: aportes metodológicos e exemplificação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, jul./dez. 2013, p. 131-143. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.757

Publicado

2022-11-20

Cómo citar

LIMA, J. M. de .; SOARES, D. P. .; SANTANA, J. S. . As fronteiras caíram e você lá trabalhando : maternidade e pandemia . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49166, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49166. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9166. Acesso em: 23 nov. 2024.