As fronteiras caíram e você lá trabalhando : maternidade e pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49166Palabras clave:
Maternidade, Pandemia, Docência, UniversidadeResumen
O presente estudo tem como objetivo conhecer os contextos de trabalho de mulheres, mães e docentes universitárias de Instituições Federais do Nordeste brasileiro, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Para o desenvolvimento desta produção, nos apoiamos teoricamente nas perspectivas do feminismo decolonial e interseccional e na técnica de Entrevista Narrativa elaborada por Schutze, (2013). A coleta do material empírico ocorreu a partir das narrativas de quatro mulheres voluntárias que descreveram os desafios e dificuldades que atravessaram no desenvolvimento das suas atividades domésticas, laborais e nos cuidados parentais durante o isolamento social. Destarte, a pesquisa em tela conduziu ao entendimento da necessidade de se promover uma discussão que possibilite a reflexão acerca do lugar da mulher, mãe na sociedade, visto que estas foram duramente impactadas durante a pandemia pelas opressões de gênero, a partir da sobreposição laboral com as atividades acadêmicas, domésticas e maternais.
Descargas
Citas
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoED2403
HOOKS, B. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
ROCHA, M. N. P. Mulheres na ciência: uma avaliação das políticas públicas de apoio à maternidade implementadas no âmbito da pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/67673/3/2022_dis_mnprocha.pdf. Acesso em: 06 de ago. 2022.
ROLIM, K. H. B et al. E quem cuida das minhas crianças? o home office para mães trabalhadoras da educação durante a pandemia da COVID-19. In: XII Fórum Internacional de Pedagogia, 2021, Cajazeiras. Anais [...] Cajazeiras, 2021, p. 1-12. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/423855.pdf. Acesso em: 01 ago. 2022.
SCHUTZE. E. Pesquisa bibliográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF,N. (Org.) Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 210-222.
SHOR, I.; FREIRE, P. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
VERGÈS, F. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
WELLER, W.; ZARDO, S. P. Entrevista narrativa com especialistas: aportes metodológicos e exemplificação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, jul./dez. 2013, p. 131-143. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.757
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Joselha Marculino de Lima, Daiane Pereira Soares, Juliana Silva Santana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.